Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Cantinho das Cerejeiras” encanta moradores de Teresópolis

Floração das árvores plantadas por um morador da Posse é destino de cada vez mais pessoas

Maria Eduarda Maia

Na estação mais fria do ano, elas colorem Teresópolis com seus lindos tons de rosa e encantam todos que as observam, sendo uma das florações mais esperadas por quem aprecia esse momento. As Cerejeiras, mesmo não sendo uma árvore natural do nosso país, se adaptaram muito bem por aqui e anualmente impressionam todos entre os meses de junho e agosto. Em Teresópolis, um dos lugares mais visitados para apreciar e fazer lindos registros das Sakuras é a Rua Silvério Rodrigues Lima, no bairro da Posse, onde 25 exemplares foram plantados ao longo de aproximadamente 300 metros, sendo um verdadeiro espetáculo nessa época do ano.
Mas esse deslumbrante espaço nem sempre foi assim. No passado, era marcado pelos destroços da Tragédia de 12 de Janeiro de 2011, mas graças à iniciativa de um morador local tudo mudou. Walter Rodrigues vive e trabalha em um sítio no final dessa rua e nove anos atrás resolveu espalhar carinho às margens do córrego Antônio José. “O motivo para eu plantar essas Cerejeiras foi que depois da Tragédia, já que esse espaço ficou muito feio, com muitas cicatrizes. Então, coloquei elas para ajudar a esconder e tapar um pouco esses vestígios. Agora, as elas estão aí, fazendo o seu show”, conta Walter.
A bela iniciativa do morador da Posse atrai cada vez mais pessoas para contemplar os detalhes das Cerejeiras e fazer seus registros para as redes sociais, mesmo esse não tendo sido o seu objetivo principal. “Eu não plantei essas árvores com a intenção de fazer o sucesso que estão fazendo, mas já que são destaque, está ótimo”, relatou o ‘Pai das Cerejeiras’. Além de plantar as lindas árvores, Walter instalou uma placa com a identificação do local e um banquinho para quem quiser descansar bem perto de tanta beleza.

O belo trabalho de Walter Rodrigues não atrai somente os que procuram o local para contemplar as Cerejeiras, sendo também inspiração para peças de artesanato, como é o caso da artesã Ana Cristina Fontes. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

Projeto inspirador
Além de ficar contente pelo grande sucesso das Sakuras no município e nas publicações nas redes sociais, o morador da Posse espera que o movimento iniciado por ele inspire outras pessoas. “Esse projeto pode inspirar aqueles que tem um espaço ou uma rua parecida com essa. Ficaria legal uma rua que pudesse colocar dos dois lados, que era minha intenção, mas como aqui é muito estreito por conta dos muros. Se tivesse dos dois lados, seria um espetáculo. Iria ficar igual o Japão”, incentiva Walter.

Encantadoras
As belíssimas Sakuras localizadas na Posse encantam todos no bairro, como contou a moradora do local, que também é a primeira secretária da Associação de Amigos e Moradores da Posse (AmaPosse), Ana Uchoa. “Eu acho maravilhoso esse projeto. É algo que acalma. A floração da Cerejeira é vida, é esperança, e é isso que esperamos para o bairro. Graças ao Walter nós temos esse cantinho da paz, que dá felicidade e embeleza o bairro”, declarou Ana, não deixando de agradecer ao idealizador do projeto por proporcionar tamanha beleza a todos.
Para Ana Uchoa, por conquistar vários amantes da natureza para apreciar o local e fazer belos registros, o espaço poderia ganhar um grande destaque no município. “Espero que esse local vire um ponto turístico de inverno em Teresópolis. Assim, também iria mostrar que temos muitos cantos iguais a esses que estão escondidos pela cidade”, pontuou.

“Eu acho maravilhoso esse projeto. É algo que acalma. A floração da Cerejeira é vida, é esperança, e é isso que esperamos para o bairro”, declarou a primeira secretária da AmaPosse, Ana Uchoa. Foto: Juliana Ludwig / O Diário

Inspiração para arte
O belo trabalho de Walter Rodrigues não atrai somente aqueles que procuram o local para contemplar os magníficos detalhes do corredor em tons de rosa, ele também é inspiração para peças de artesanato, como é o caso da artesã Ana Cristina Fontes, quem encontramos no ‘Cantinho das Cerejeiras’ enquanto fotografava suas confecções. “Valorizando todo o trabalho do Walter, a gente busca mostrar para os turistas os pontos que valorizam a beleza de Teresópolis. Esse foi meu intuito: mostrar um pouco desse lindo espaço que é conservado e cuidado com muito carinho”, explicou Ana Cristina.
Ela aproveitou a época da florada para confeccionar artes como vasinhos de Sakuras, que são feitas com arames para artesanato e pequenas pedras, e imãs como lembrança da cidade. “Eu sempre venho aproveitar essa beleza e encanto que é essa florada das Cerejeiras”, concluiu a artesã.

Tags

Compartilhe:

Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“Cantinho das Cerejeiras” encanta moradores de Teresópolis

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Confira os eventos neste final de semana em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE