Marcello Medeiros
Policiais militares do 30º BPM (Teresópolis) realizaram, nesta terça-feira (27), duas grandes apreensões de entorpecentes na comunidade do Pimentel, uma das divisões do populoso São Pedro. A situação é recorrente, e, mais uma vez, foi fundamental a participação da guarnição K9, da Guarda Civil Municipal. Um dos cães farejadores da instituição ajudou a retirar de circulação mais de dois quilos de drogas, com crack, cocaína e maconha sendo aprendidos e apresentados na 110ª Delegacia de Polícia.
Na primeira ocorrência, equipes do 30º BPM, com apoio da Companhia de Cães da GCM, atuaram no Pimentel após denúncias anônimas sobre tráfico de drogas. Durante incursões em becos da localidade, os agentes localizaram uma bolsa abandonada contendo 630 embalagens de crack, totalizando aproximadamente 1,1 quilo da droga. O material estava escondido e foi identificado pelo farejador. Não houve presos nesta ação.

Já na segunda ação, na Rua Manoel Carreiro de Mello, trecho no mesmo bairro, policiais dos setores PATAMO e o Oficial de Operações, com reforço do grupamento K9 estiveram em residência, onde, segundo denúncia, havia uma ‘carga’ de drogas escondida. Segundo a Polícia Militar, um suspeito conseguiu fugir ao perceber a chegada das equipes. Durante as buscas no entorno, foram apreendidos 255 pinos de cocaína ( 667 gramas), 62 tiras de Cannabis ativa, popularmente chamada de maconha (Aproximadamente 390 gramas) e 128 pedras de crack (70 gramas).
Denuncie
Para que o trabalho das forças de segurança seja realizado com eficiência, a participação popular é fundamental. O 30º BPM disponibiliza para denúncias anônimas os números 190 e 2742-7755. O segundo número também funciona como WhatsApp, com sistema que protege a identidade do denunciante.

A guarnição K9 da GCM
A unidade K9 da Guarda Civil Municipal de Teresópolis tem se destacado de forma consistente no trabalho de detectação e apoio às forças de segurança. Desde sua criação em 2014, o grupamento – composto por cães farejadores e seus condutores – tem sido fundamental em operações de combate ao tráfico de drogas, localização de entorpecentes escondidos mesmo em áreas de mata, e ações de apoio às polícias Civil e Militar.
A guarnição também tem sido reconhecida por sua eficiência e preparo, sendo homenageada pelo 30º Batalhão de Polícia Militar pelos resultados obtidos no enfrentamento à criminalidade. Além do apoio em operações, a K9 participa de eventos, competições e intercâmbios de adestramento com outras unidades de segurança, reforçando a integração e aprimoramento técnico dos agentes e dos cães.






