Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Carreira Militar: Teresópolis tem cursos que preparam jovens para concursos regulares nas Forças Armadas

Coordenador detalha carreira e oportunidades oferecidas em variados processos seletivos para 2023

Luiz Bandeira

O ano de 2023 chegou trazendo várias oportunidades para quem busca uma vaga na carreira militar, com chances são para vários cargos dentro das Forças Armadas. A estabilidade de emprego, o plano de carreiras e os benefícios garantidos à categoria são alguns dos atrativos que levam, sobretudo, jovens brasileiros a empenharem horas de estudo em busca da tão sonhada profissão. Afinal as oportunidades dos concursos militares contemplam cargos de níveis médio, técnico e superior e a expectativa é que sejam ofertadas, ao todo, mais de cinco mil vagas distribuídas entre Marinha, Exército e Aeronáutica.
Nesta terça-feira, 07, a equipe do jornal O Diário e Diário TV buscou informações sobre as oportunidades que as Forças Armadas oferecem para jovens estudantes, vários cursos preparatórios se dedicam especificamente a esses concursos como a instituição de ensino Foco Ensino Personalizado, onde encontramos dezenas de teresopolitanos dedicados aos estudos. O coordenador pedagógico, Capitão PM Jorge Apolinário, nos recebeu e detalhou qual é a sua linha de atuação. “Nós temos concursos que já estão previstos para esse ano e que saem regularmente, ou seja, são concursos que a gente tem uma previsibilidade, inclusive pedagógica, uma organização pra você montar um cronograma e desenvolver um trabalho de estudo para o aluno sem depender da vontade de qualquer governo nesse sentido. São os concursos da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, da Academia do Bombeiro Militar aqui do Rio de Janeiro, do estado de Minas Gerais e também de Barro Branco que é a Academia de bombeiro Militar do estado de São Paulo”.

Capitão PM Jorge Apolinário, que coordena curso preparatório, apresenta aluno do curso que passou para a Aeronáutica

A partir do ensino médio
É possível ingressar também no ensino médio em uma das instituições militares, como explica Capitão Jorge. “Muitas pessoas não sabem, mas o ensino médio que é disponibilizado tanto pela Marinha quanto pela Aeronáutica é um ensino médio de altíssimo nível, então mesmo que seu filho não queira ser militar ele pode sim fazer um ensino médio de qualidade”, pontua.
O coordenador detalhou os métodos do curso Focos. “Nosso curso é foco ensino personalizado. Primeiro porque nós trabalhamos com turmas reduzidas, nossas turmas são pequenas, então a gente consegue fazer um trabalho personalizado. Quando a aluno chega aqui ele é diagnosticado com uma prova chamada de prova de diagnóstico e a partir dessa prova de diagnóstico é que a gente elabora um cronograma de estudos para cada aluno, essa é a rotina de um aluno que quer passar em um concurso de altíssimo nível que são os das escolas militares”.

O Comando da Aeronáutica realiza, nesta sexta-feira (21), a cerimônia militar alusiva ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrada anualmente em 23 de outubro

O coordenador pontuou as diferenças entre as carreiras militares e civis. “Os regimes jurídicos são diferentes de um servidor civil, você tem um plano de carreira que garante ao final, ter uma aposentadoria sem que você tenha nenhum tipo de complementação que é o quê a gente chama de paridade e integralidade nos vencimentos. Então tudo que um militar da ativa recebe como aumento isso também é garantido para quem está na reserva. Isso para um jovem hoje, talvez ele não vislumbre a possibilidade, mas no futuro faz uma grande diferença”.

Força Aérea
A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza diversas seleções anualmente. Esse é um dos concursos mais buscados por quem tem interesse em ingressar na carreira militar. As oportunidades estão divididas em diversos cargos, exigindo níveis de escolaridade de acordo com cada cargo. O Exército Brasileiro pode ter diversos editais publicados no decorrer do ano de 2023. Os certames no Exército vão buscar preencher vários cargos, incluindo os cargos de Oficial. A Marinha do Brasil publica anualmente cerca de 10 seleções para diversas carreiras. As oportunidades contemplam todos os níveis de escolaridade e são para candidatos de ambos os sexos, como detalhou Apolinário. “As oportunidades são inúmeras, a Marinha, com duas portas de entrada para oficialato que é a Escola Naval e também a EFOMM da Marinha mercante. A Aeronáutica a Academia da Força Aérea aonde se formam os pilotos da FAB e tem a EsPCEx a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, que fica aqui no estado do Rio em Resende.
Se você se interessou sabe quem possa se interessar em tentar uma destas tão cobiçadas vagas nas academias militares, Jorge Apolínário indica como encontrar o curso preparatório Foco. “Nós estamos localizados aqui na Várzea, na Rua Tenente Luiz Meireles número 20, sobreloja. Nosso Instagram é @foco.ensino personalizado”.

Concursos para PM e Bombeiros
Em 2023 quem busca ingressar no serviço público terá muitas oportunidades, já que em todo o país cerca de 120 editais vão colocar em disputa mais 50 mil vagas de emprego em instituições públicas municipais, estaduais e federais. Aqui no estado do Rio de Janeiro há grande expectativa pelo concurso da PMERJ que pretende contratar dois mil novos praças com previsão de ganho inicial de R$ 3.500. A PM do Rio não faz concurso desde 2018. Outra instituição que também atrai muito interesse é o CBM-RJ Corpo de Bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro que espera preencher 800 vagas para variados níveis de formação. O salário de um bombeiro Militar pode chegar à R$ 5 mil Reais.


Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE