Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Carreta do eMuseu do Esporte ficará uma semana na Praça Olímpica em Teresópolis

Visitantes poderão interagir em simuladores e ter a sensação de estarem praticando os esportes

Visitantes poderão interagir em simuladores e ter a sensação de estarem praticando os esportes

Na próxima semana a população e visitantes de Teresópolis terão acesso ao projeto que reúne o melhor do esporte nacional, experiências interativas em diversas modalidades, incentivo à iniciação na prática desportiva e, ainda, formação de monitores para a recepção em eventos culturais. Tudo isso é proporcionado pela carreta do eMuseu do Esporte, que tem rodado por várias regiões do estado e, em 8 de março, chega a Teresópolis onde fica estacionada, na Praça Luís de Camões, na Várzea, até o dia 13. A carreta abriga em seu interior 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições, além de uma plataforma 3D que proporciona a atletas profissionais e amadores a possibilidade de se aventurar em esportes como o surf, skate, tênis, natação, ciclismo, entre outros. O eMuseu poderá ser visitado diariamente, das 10h às 17h, com entrada gratuita.Em Teresópolis a Carreta conta com o apoio da Prefeitura da cidade .
Em todos os municípios pelos quais já passou, um total de seis cidades fluminenses até agora, a carreta do eMuseu do Esporte atraiu milhares de visitantes, que já somam 82.200 atendimentos até agora. Ao partir, a carreta deixa como legado a formação de monitores locais capacitados para atuarem em eventos sócio culturais, além do incentivo à prática de esportes junto ao público infantojuvenil, pois grande parte dos visitantes está nessa faixa etária. – A carreta do eMuseu é totalmente acessível para deficientes visual, auditivo e físico. Temos audiodescrição das atividades e capacitamos os monitores de cada cidade sendo este um legado de conhecimento do projeto, afirma Bianca Gama, coordenadora do projeto.
A expectativa é de que em Teresópolis essa experiência se repita e que todos aproveitem tanto as atrações oferecidas no interior da carreta como na parte externa, onde acontecem as atividades esportivas amadoras; clínicas com atletas e ex-atletas; oficinas com cartilhas educativas de modalidades como esgrima, basquete, atletismo e vôlei; além da criação de material esportivo com reciclagem, enfatizando a sustentabilidade. “É uma honra Teresópolis ter sido escolhida para participar do projeto eMuseu, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Agradecemos ao governo do estado, aos criadores do projeto e aos parceiros por esta oportunidade incrível que teremos o prazer de fazer parte! Convidamos moradores e visitantes para participar desta experiência que desafia o público na prática virtual de esportes, numa plataforma 3D. Teremos também atividades na praça, como aulas de esportes e recreação infantil”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.
As atrações são muitas e relembram conquistas históricas do esporte brasileiro, entre elas um holograma de Magic Paula, uma das maiores atletas do basquete mundial, que interage com o público. O projeto do eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br) é uma iniciativa da Gama Desenvolvimento e Treinamento, com patrocínio da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo do Esporte, do governo estadual.
O projeto conta, ainda com parceiros como as prefeituras dos municípios que recebem a carreta; o Comitê Olímpico do Brasil (COB); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Voleibol (CBV); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar, Vasco da Gama, Fortaleza e Juventude.

Profissionais e amadores aprovam a Carreta
Não são só os atletas amadores que se encantam com a possibilidade de se aventurar em manobras radicais, mesmo que virtualmente. Atletas profissionais se arriscam também e exaltam a importância da itinerância da carreta do eMuseu por várias cidades do estado. A carreta vem atraindo nomes conhecidos no esporte dos municípios e nacionalmente como os surfistas Ricardo Tatuí e Sany Pires ou o triatleta Armando Barcelos que se aventuraram nas manobras virtuais com a mesma disposição com que encaram as manobras no mundo real. “Na carreta, não só eu, mas muitos futuros atletas têm a chance de surfar na onda perfeita. Isso é um incentivo dos mais importantes para a prática do esporte. É muito irado”, afirmou o campeão de surf Sany Pires, ao fim de sua visita.

Divulgação eMuseu do Esporte

A carreta abriga em seu interior 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições, além de uma plataforma 3D que proporciona a atletas profissionais e amadores a possibilidade de se aventurar

Tags

Compartilhe:

Edição 05/02/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Atingido por veículo, poste corre risco de tombar

Polícia Civil investiga envolvimento de vítimas de duplo homicídio em disputa entre facções

Estudantes devem ficar atentos ao prazo para solicitar o cartão RioCard Escolar

IPTU 2025: Cota única paga até 28 de fevereiro tem 10% de desconto

Parque aquático inflável continua no Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE