Maria Eduarda Maia
Ao longo das décadas, gerações de atletas brasileiros têm passado pela Granja Comary antes de representar o país em grandes competições. Mais do que um centro de treinamento, entre montanhas, campos de qualidade e estruturas modernas pensadas no alto rendimento dos jogadores, o espaço se tornou referência na formação e organização da nossa equipe principal de futebol. E para a preparação para a Copa do mundo de 2026 não será diferente: a Seleção Canarinho decidiu iniciar os trabalhos em Teresópolis. A delegação irá se reunir e realizar um amistoso no Brasil antes de viajar para os Estados Unidos, onde ficará concentrado o grupo durante a fase de grupos do Mundial.

Durante entrevista coletiva realizada após o sorteio das fases de grupos da Copa, o técnico Carlo Ancelotti comentou sobre a preparação para o campeonato em solo brasileiro e, em especial, na Granja Comary, espaço que já foi elogiado pelo técnico italiano e que segue se consolidando como um ponto importante em busca do hexa. Para Ancelotti, esta etapa será fundamental para criar um ambiente agradável. “Pensamos que começar a se preparar para a Copa no Brasil será bom para criar um bom ambiente na seleção. É importante se despedir do Brasil. Queremos chegar nos Estados Unidos com um ambiente bom. É importante ter a preparação na Granja e jogar o último amistoso no Brasil”.

Já o coordenador executivo geral das Seleções Masculinas, Rodrigo Caetano, explicando que a logística e a preparação do Brasil para o campeonato mundial serão estudadas e escolhidas com base onde a Amarelinha jogará na fase de grupos, frisou que não tem como se pensar na Seleção indo para a Copa sem passar pelo próprio país. “Tem algumas prioridades que elegemos, e uma delas é reunir a Seleção Brasileira no Brasil, que é uma questão inegociável. Como o Ancelotti disse, teremos tempo suficiente depois para a adaptação em solo americano. Não podemos, e tenho certeza que falo pelo presidente, imaginar a Seleção indo para a Copa e se reunindo em outro país que não o Brasil. Se o nosso centro de treinamento é em Teresópolis, é para lá que vamos”, disse.

Teresópolis em cenário internacional
A presença da Seleção Brasileira em Teresópolis também tem grande impacto para o município. Além de reforçar o vínculo da equipe com os torcedores, o período de preparação movimenta a economia local e amplia a visibilidade turística. Hotéis, restaurantes e outros serviços, com a chegada da imprensa de vários lugares, recebem um impulso importante, colocando Teresópolis em evidência nacional e internacional.

Copa e Amistosos
Buscando o hexa, o Brasil foi sorteado no Grupo C, ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia. A seleção estreia contra os marroquinos, no dia 13 de junho (sábado). Em seguida, o time enfrenta os haitianos no dia 19 (sexta-feira) e os escoceses no dia 24 (sábado). A apresentação em Teresópolis irá ocorrer em maio. Mas, antes de pensar na Copa, o Brasil se prepara para realizar novos amistosos. Na próxima data Fifa, em março de 2026, a Canarinho enfrentará França e Croácia nos Estados Unidos.










