Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cedae vai paralisar o sistema principal nesta terça-feira em Teresópolis

39 BAIRROS AFETADOS: Companhia prevê que serviço de manutenção seja concluído na manhã de quarta

A Cedae vai iniciar nesta terça-feira, 08, reparo na adutora de água bruta, que leva água não tratada do ponto de captação até a estação de tratamento do Sistema de Abastecimento Rio Preto, em Teresópolis. O equipamento fica na localidade de Providência, no Segundo Distrito do município. Também de acordo com nota divulgada pela Companhia Estadual de Águas e Esgoto, a manutenção vai começar às 8h e a previsão é que seja concluída até às 8h desta quarta-feira, dia 09. Portanto, como podem ocorrer imprevistos e existe um período para a regularização após a retomada do abastecimento, a dica é economizar água nos próximos dias.
A Cedae informa que será preciso tirar todo o sistema de operação, interrompendo a produção de água para os bairros de Albuquerque, Alto, Araras, Barra do Imbuí, Barroso, Beira Linha, Bom Retiro, Cascata Guarany, Corta Vento, Ermitage, Espanhol, Fazendinha, Fonte Santa, Funcionários, Golfe, Granja Florestal, Iúcas, Jardim Europa, Jardim Meudon, Loteamento Féo, Morro dos Pinheiros, Panorama, Parque do Imbuí, Pimenteiras, Pimentel, Posse, Prata, Quebra Frascos, Quinta Lebrão, Rosário, Salaco, Santa Cecília, São Pedro, Tijuca, Vale do Paraíso, Vale da Revolta, Várzea e Vila Imbuí. “O abastecimento será retomado logo após a conclusão do reparo, e a previsão é que a distribuição de água seja normalizada em até 72 horas. A Companhia recomenda aos consumidores que guardem água para o período, adiando tarefas não essenciais. Clientes da Cedae podem pedir caminhão pipa, em caso de necessidade, pelo telefone 0800-282-1195”, informa ainda a Cedae.

Mais sobre o sistema
O principal sistema de abastecimento do município – responsável por 95% do atendimento – fica em Providência, no Segundo Distrito, ao lado da foz do Paquequer. Mas não é do nosso principal rio que vem a água que chega às residências e estabelecimentos comerciais. A captação é feita no curso d´água ao lado, o Rio Preto. A estação desvia parte do líquido para um desarenador, que, como diz o nome, retém as partículas de areia. Nesse ponto também há gradeamento para evitar que galhos de árvore e outros materiais sejam levados até a elevatória. Em seguida, um conjunto de moto-bombas empurra a água, em um ritmo de 435 litros por segundo, para a localidade de Três Córregos. E é nas proximidades do KM 71 da Rio-Bahia que acontece uma das principais etapas do processo, o tratamento da água que será distribuída aos teresopolitanos. Na ETA, o líquido chega a um grande tanque. Em seguida, vai para um sistema chamado floculação, canais onde a velocidade da água é reduzida e ela recebe sulfato de alumínio líquido, que serve para desestabilizar as partículas de sujeira. A próxima etapa são os grandes tanques de decantação, onde fica tempo necessário para a sujeira ir para o fundo. Depois a água vai para os filtros, passando por processo de desinfecção – cloração, alcalinização e fluoretação. É o tratamento fundamental para garantir uma água de qualidade, sendo nosso serviço referência há bastante tempo. Após o tratamento concluído a água é bombeada por mais seis quilômetros, ficando em reservatório no bairro da Prata com capacidade para seis milhões de litros. Dali,é distribuída para praticamente toda a cidade através de elevatórias em vários pontos.

Marcello Medeiros

A previsão é que a distribuição de água seja normalizada em até 72 horas após o sistema ser religado

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE