Marcello Medeiros
Destaque no jornal O Diário e na Diário TV, o ‘Cantinho das Cerejeiras’, na Posse, recebeu grande número de visitantes no seu primeiro fim de semana de floração. Neste sábado e domingo, além deste feriado de 06 de julho, aniversário de emancipação político-administrativa do município, a Rua Silvério Rodrigues de Lima recebeu um grande número de visitantes. Mais uma vez, centenas de pessoas foram ver com seus próprios olhos as belas cores das flores das Sakuras, em contraste com o céu de inverno, além de garantir seus registros para as redes sociais. Idealizado por um morador local, Walter Rodrigues, esse local recebeu 26 exemplares da árvore japonesa, plantadas em sequência ao longo das margens do Córrego Antônio José.
Para marcar o início da ‘temporada 2026’, a Associação de Amigos e Moradores da Posse (AMAPosse) realizou no último sábado (04) um café da manhã comunitário. Além da confraternização entre residentes na região e visitantes, empreendedores comerciariam lembrancinhas com a temática, destacando a beleza das cerejeiras e o nome do lugar. Também foi prestada uma homenagem ao idealizador do agora atrativo turístico que, na sexta-feira (03), falou à Diário TV sobre o orgulho de ver suas ‘meninas’ florescendo na estação mais gelada do ano. Ele lembrou ainda que aquela região foi duramente afetada pela Tragédia de 12 de Janeiro de 2011, um dos motivos de ter realizado a ação. “Ainda hoje, quando caminho às margens do córrego fazendo sua manutenção, acho pedaço de carro, de casa, de coisas que eram de quem morava aqui. Essa talvez tenha sido a principal motivação para plantar essas árvores, dar um novo significado a esse lugar, que hoje representa vida e esperança”, pontuou Walter.

Logo que as árvores começaram a fazer sucesso, ele já providenciou uma plaquinha com o nome do lugar, que fica na Rua Silvério Rodrigues de Lima, paralela à Estrada José Gomes da Costa Júnior, perto do acesso do Clube do Lago. Em seguida, instalou um banco que vai além da sua função primordial e acaba rendendo diferentes fotografias. Agora, além de sinalização visando reorganizar o estacionamento em dias de grande movimentação, doada pela AMAPosse, Walter instalou mais um banco, do outro lado da via. Em breve, ele vai colocar na altura das crianças, sem esquecer a manutenção frequente no espaço, mesmo quando não há milhares de pequenas lindas flores rosas em destaque.

Floração curta
Seguindo sua caraterística de origem, a Cerejeira depende que as semanas antes da floração sejam bastante frias, durante seu período de dormência. Por isso, os dias que ela ocorre, além do volume, varia a cada ano. Outra dica é a seguinte: se você ainda não registrou, é bom correr. A florada é bem curta, dura cerca de duas semanas apenas. Ou seja, em breve as lindas flores em tons de rosa estarão mais no chão do que decorando os finos galhos das Sakuras.









