Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cerimônia de formatura marca a conclusão do Capacita Nova Friburgo em 2023

Só este ano mais de 800 pessoas passaram pelo Programa

Com um saldo para lá de positivo, o Programa Capacita Nova Friburgo encerra o ano de 2023. Para celebrar, aconteceu na noite desta segunda-feira, a formatura de cerca de 800 pessoas que passaram pelos cursos oferecidos pelo programa em parceria com a Prefeitura Municipal. Foram mais de 40 cursos disponibilizados com a participação de mais de 20 instrutores. A ocasião festiva contou com show e ainda desfile de moda.

Entre os presentes estiveram o diretor da Estácio Friburgo e idealizador do Capacita, Adilson Samora, o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, Felippe Schenquel e o subtenente Weber, do Tiro de Guerra de Nova Friburgo.

O Capacita tem como principal objetivo levar cursos de capacitação e atualização para incrementar a vida profissional dos alunos atendidos.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados do Capacita Nova Friburgo este ano, superou todas as expectativas, e poder encerrar 2023 com uma formatura linda como esta é uma honra. Tenho certeza que em 2024 vamos ainda mais longe”, disse Adilson Samora.

Ainda segundo Adilson Samora, o ponto alto do Capacita em 2023 foi a parceria com a Prefeitura, que impulsionou o atendimento às pessoas que realmente precisam de uma capacitação e orientação educacional.

“A partir daí originou a parceria com a Casa do Trabalhador, onde existiam ofertas de emprego com falta de qualificação e com isso pessoas fizeram os cursos com as vagas existentes, já direcionadas para o mercado de trabalho”.

Outra parceria de sucesso do Capacita em 2023 foi com o Tiro de Guerra de Nova Friburgo, atendendo os militares que serviram ao longo do ano. Cerca de 70% deles que fizeram os cursos do Capacita conseguiram uma oportunidade no mercado de trabalho.

“Tiro de Guerra 01-010 tem em seu programa de formação do Combatente de Defesa Territorial, dois eixos: a formação militar e a formação cidadã. A última visa devolver ao município, jovens comprometidos, e cônscios de seus deveres, potenciais líderes que irão contribuir com a cidade de Nova Friburgo em diversos aspectos. O projeto Capacita, com as palestras do “Capacita Turbo” contribuiu sobremaneira com o segundo eixo. Através dos cursos e palestras, os atiradores que por aqui passaram, tiveram instruções de educação financeira, matemática financeira e instruções de como fazer a diferença na sociedade”, acrescentou o subtenente Weber, destacando ainda que dentre os quatro jovens contratados pela panificadora Superpão, o Atirador Cosmo que participou do curso presencial e foi contratado imediatamente, evidenciando na entrevista os aprendizados recebidos.

A diversidade do portfólio de cursos ofertados foi longa em 2023, com oportunidade nas áreas de atendimento, empreendedorismo e capacitação pessoal, como exemplo estão: Técnicas de vendas; Como montar currículo; Como se portar em uma entrevista de emprego, além de terapias ocupacionais e comportamentais e outros cursos direcionadas para formação. Isto sem falar nos cursos para auxiliar os estudantes que prestaram o Enem, que puderam desfrutar dos cursos de Matemática descomplicada e Técnicas de redação. Quem também estava em fase de inscrição para o ProUni pôde contar com o curso de orientação sobre como fazer a inscrição e tratar da documentação necessária para o Programa.

Em 2024 tem mais! O calendário para o ano que vem já está com cursos agendados e com inscrições abertas, entre eles: Finanças Pessoais; Inglês Básico; Informática Básica; Capacitação para o primeiro emprego e mercado de trabalho; e Noções básicas em segurança individual.

Mais detalhes sobre o Capacita podem ser consultados no Instagram da Estácio Friburgo @estaciofriburgo. A Estácio Friburgo está situada na Rua José Acúrcio Benigno, 116, Braunes.

Tags

Compartilhe:

Edição 02/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Morreu os 74 anos o empresário José Carlos da Papelaria Globo

Mutirão de inscrições do Pré-vestibular Social em Teresópolis

Capela mais antiga de Teresópolis ganha rota cultural

É preciso quitar todas as dívidas do veículo para obter o CRLV 2024

Fla bate Madureira no Maracanã por 3 a 0 e conquista Taça Guanabara

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE