Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis: CP de Vinícius na Câmara ainda não tem relatório

Membro Fidel deu prazo até esta sexta-feira para Paulinho e Diego

Wanderley Peres

Considerando que todas as testemunhas foram ouvidas em 22 de novembro passado, dando se por encerrada a instrução probatória com a apresentação das razões finais pelo procurador do acusado, o prefeito Vinícius Claussen, em 4 de dezembro passado, foi protocolado na Câmara Municipal, na última sexta-feira, 15, pelo vereador Fidel Faria, uma Carta aos pares Paulinho Nogueira e Diego Barbosa, para que seja designada, com a maior brevidade possível, a reunião em que será feita a apresentação e votação, pelos membros da CP, do parecer final da Comissão Processante. Membro da Comissão Processante, que tem Paulinho com presidente e Diego relator, Fidel pediu a providência para esta semana, entre 18 e 22, para que se conclua em tempo hábil o Processo Administrativo 0780/2023, conforme recomenda o artigo 5º, inciso V do decreto lei 201/67.

“Queremos assegurar que os membros desta Comissão Processante estão, de fato, empenhados e dedicados em conduzir o processo de forma justa e imparcial, seguindo todos os trâmites necessários”, pede, lembrando que o processo é de extrema importância e relevância. “Compreendemos a necessidade de se observar todos os trâmites legais para assegurar um julgamento justo e imparcial. Assim, tendo em vista a importância do assunto em análise, solicitamos a designação da reunião para apresentação e votação do parecer final buscando conciliar celeridade necessária com a qualidade do processo”, conclui o vereador, que já se indispôs com os pares em plenário, onde criticou a morosidade dos trabalhos.

A providência do vereador-membro feita aos vereadores presidente e relator, Paulinho e Diego, vem a reboque de carta lida na última sessão da Câmara, na quinta-feira passada, em foi apontada pelo advogado José Edson Cunha Rezende, a inércia da Comissão Processante que investiga o prefeito na Câmara Municipal e as ligações supostamente promíscuas do relator e do presidente dela com o investigado, e ainda o descumprimento de prazos, estratégia que visaria inviabilizar o julgamento dentro de data válida.

Os vereadores citados se defenderam, e se justificaram, garantindo que não há com o que se preocupar, porque farão o trabalho da forma correta e justa, concordando com os dois o vereador presidente da Câmara, Leonardo Vasconcellos, observando à CP, no entanto, que o decreto Lei 201 é claro quando diz que, em até 90 dias, tem de haver o julgamento do investigado, e que está nas mãos dos vereadores comissionados por sorteio agilizar os procedimentos para que a data seja informada, pondo ele a par do compromisso os pares, porque o julgamento será feito sem atropelos.

“O trabalho da Mesa só começa quando termina o da CP. A mesa merece o respeito dos pares componentes da CP, e precisa de dar condições claras ao plenário, para ele se posicionar. É assim que funciona o legislativo e assim será sob a minha presidência. Então, é honesto a Mesa pedir que a data seja informada antes do início do recesso, e esse recesso só será iniciado quando esta data for informada, eu garanto, porque a Mesa Diretora não pode correr o risco de descumprir um compromisso legal. O prazo da Comissão Processante não é de 90 dias para o relatório ser apresentado, esse o prazo é para o julgamento. Então, a CP não tem 90 dias para apresentar o relatório, nem pode marcar uma data que inviabilize a votação. Isso nos preocupa sim, porque o prazo exíguo pode dificultar as coisas, tudo sem necessidade, porque o trabalho árduo da investigação já foi feito em sede de CPI”, alertou, lembrando que a CP é um mero órgão da Câmara Municipal, instituída pelo plenário e à Mesa Diretora devem satisfações os vereadores, deixando claro que agirá em caso de perceber estar sendo ludibriado pelos vereadores denunciados.

Edição 24/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Viação Teresópolis atualiza tabela divulgada pelo Detro e informa novos valores

MEIs: Contadora explica aumento no valor da contribuição previdenciária

Paróquia Santa Rita de Cássia celebra 25 anos de criação da diocese

Automedicação em casos de dengue pode até agravar complicações da doença

Sine divulga 147 vagas de emprego em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE