Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cláudio Castro defende bom uso da Inteligência Artificial para agilizar serviços públicos

Em evento realizado em São Paulo, governador destacou avanços do Rio de Janeiro, que hoje já é o terceiro estado mais avançado do país em governo digital

O governador Cláudio Castro participou, na manhã desta sexta-feira (18/08), do Fórum Brasileiro de Inteligência Artificial (IA), realizado em São Paulo pela Fundação Milton Campos. No evento, Cláudio Castro e outras autoridades dos Poderes Legislativo e Judiciário debateram perspectivas e visões sobre as transformações promovidas pela IA nos diversos segmentos da sociedade. Castro destacou que, atualmente, o Rio já é o terceiro estado mais avançado do país em governo digital, facilitando a vida dos cidadãos fluminenses e garantindo mais agilidade na prestação de serviços públicos.

Participaram do painel de debates com o governador do Rio de Janeiro o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL); o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes; o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além do presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira, que foi o mediador.

  • A Inteligência Artificial, com dados simples e sendo bem utilizada, pode ajudar o poder público a identificar as necessidades da população e facilitar a vida dos cidadãos. No Estado do Rio, estamos avançando para garantir cada vez mais eficiência e agilidade na prestação de serviços à população fluminense – declarou Cláudio Castro.

O chefe do Executivo estadual destacou que o Rio de Janeiro recebeu, pelo segundo ano consecutivo, prêmios que mensuram a implantação do governo digital entre os estados brasileiros.

  • Hoje, o Rio de Janeiro ocupa o terceiro lugar no ranking nacional, sendo também o segundo estado do país que mais avançou desde 2022. O portal RJ Digital oferece, hoje, mais de 2,3 mil serviços digitais à população fluminense. A nossa meta é que o Rio seja o estado mais tecnológico do país. Nossas ações e investimentos, como as E-TECs, são um orgulho para a nossa gestão – acrescentou.

IA na Segurança do Rio

Na área de Segurança Pública, o Rio de Janeiro também conta com a contribuição da Inteligência Artificial. O Sistema de Videomonitoramento Urbano, por exemplo, contempla três tecnologias com uso de IA na Polícia Militar. São elas: câmeras com softwares de reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e sistema videoanalítico.

Esta é mais uma etapa na Segurança Pública do Rio com emprego de tecnologia de ponta. O investimento é de R$ 84 milhões, e o processo está em fase de assinatura de contrato.

Para se ter uma ideia, as câmeras equipadas com softwares de reconhecimento facial vão consultar a base de dados para saber se a pessoa tem mandado de prisão em aberto, por exemplo.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/06/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura não paga e viação ameaça suspender transporte de idosos

Prefeitura encerra o “lixão da UPA”, denunciado pelo Diário

Lei Seca: 22 motoristas autuados em Teresópolis

Carro invade a calçada e bate na porta de loja, na Várzea

Teresópolis: Acordo da água ainda não foi homologado pela Agernesa

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE