Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Colônia de Férias da Guarda Civil Municipal leva diversão para crianças

Jovens do Vale da Revolta foram os primeiras atendidos pelo projeto piloto de inclusão e socialização

Luiz Bandeira

Na tarde desta quarta-feira (29) a Guarda Civil Municipal colocou em ação a primeira Colônia de Férias da Ronda Escolar, projeto piloto para crianças moradoras de comunidades carentes do nosso município. As atividades vão até sexta-feira, quando as crianças irão visitar o Batalhão da Marinha do Brasil na Ilha das Flores, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Também está prevista uma visitação guiada pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Nessa primeira etapa do projeto, apenas 20 crianças com idades entre 6 e 12 anos puderam participar das recreações, em três dias considerados pelos agentes como muito importantes para educar e aproximar as crianças da Ronda Escolar. O critério que escolheu o bairro Vale da Revolta foi sorteio e a intenção dos agentes é de que mais comunidades sejam contempladas no futuro. O comandante da GCM, inspetor Gil Wellington, conta que esse é um sonho antigo da corporação que o governo abraçou. “Temos outras comunidades que merecem também serem atendidas, pois a intenção é aproximar a população da Guarda para que o cidadão que é criança hoje fique conhecendo não só a instituição, mas também seus agentes”, explica.


A Ronda Escolar da GCM, responsável por garantir o bem estar no entorno das escolas do município, vem procurando fazer um trabalho de prevenção e conscientização com os jovens. Projetos que já foram postos em prática como o “Drogas eu tô fora”, para jovens, e “Legal é ser legal no trânsito”, para as crianças, são considerados essenciais para a formação de um caráter ordeiro e digno, como destaca a inspetora Jânia Gonçalves, responsável pelo setor. “São palestras educativas, gincanas recreativas, teatro de fantoches, tudo pra atingir uma evolução do nosso trabalho. Muitas destas crianças não dispõem de recursos para participar de atividades como as oferecidas neste projeto”, aponta Jânia. 


As atividades começaram no momento que o ônibus da prefeitura foi buscar as crianças na comunidade para levar à Praça Olímpica Luiz de Camões, quando receberam as camisas da Colônia de Férias. Logo depois elas tiveram instrução de ordem unida e seguiram ordeiramente para as dependências do Sesc Teresópolis. A diversão continuou na sala de jogos e também foi exibido um filme de curta metragem. Na volta para a praça um lanche foi servido e as atividades seguiram até às 17h.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 04/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Defesa Civil do Rio alerta para alto risco de deslizamento no estado

Um dos pontos de atendimento do Sine Teresópolis é a Casa do Trabalhador, na Rua Luiz Noguet Júnior, em São Pedro

Casa do Trabalhador abre inscrições para cursos superiores e EJA

Prefeitura de Teresópolis suspende aulas da rede municipal nesta sexta-feira

Águas da Imperatriz pode ser proibida de cobrar taxa de religação

Sancionada lei que proíbe a cobrança das sacolas plásticas no comércio de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE