Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Com baixo estoque de sangue, Hemonúcleo precisa do apoio da população

Situação crítica para alguns tipos sanguíneos alerta para a importância da doação de sangue em Teresópolis

Maria Eduarda Maia

Um simples gesto, mas que pode impactar na vida de muitos: a doação de sangue. Sendo considerado um ato de amor e solidariedade, uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. No Hemonúcleo Municipal de Teresópolis, que está com estoque crítico para alguns tipos sanguíneos, aqueles que estiverem interessados podem contribuir para essa importante causa social. A reportagem da Diário TV esteve no espaço para saber com detalhes como funciona o processo da doação de sangue. “Ao chegar, o doador passa pela recepção para realização do cadastro, sendo em seguida encaminhado para a triagem, onde são feitas perguntas sobre sua saúde. Após esse processo, estando apto, o doador vai para a sala de coleta”, explica a assistente social e captadora de doadores, Renata de Paula. Após a coleta do sangue, o voluntário ainda tem direito a um lanche e, finalizado o tempo de observação, estando apto, é dispensado. Depois que todo o processo de doação é concluído, os tubos com amostras serão analisados para saber se o sangue está habilitado para a doação e as bolsas são encaminhadas para o processamento sanguíneo. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes: hemácias, plaquetas e plasma. Dessa forma, vários pacientes podem ser beneficiados com apenas uma unidade coletada. Também são realizados testes para detectar a presença de doenças e um exame para saber o tipo sanguíneo.

Sendo considerado um gesto de amor e solidariedade, a doação de sangue salva vidas de várias pessoas. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário.

Como ser um doador?
Para quem deseja ser o herói na vida de alguém e apoiar essa causa social de precioso valor, é necessário ter entre 16 e 69 (sendo menor de idade, o doador precisa estar acompanhado do responsável e apresentar a cópia do documento), pesar acima de 50kg, apresentar documento original com foto, não estar em jejum, não consumir alimentos muito gordurosos três horas antes da doação e não ter apresentado diarreia, sintomas gripais (tosse, falta de ar ou dor de garganta), febre acima de 37 graus, perda do olfato ou paladar nos últimos 14 dias. O intervalo entre as doações de sangue varia de acordo com o gênero: homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90.

Importância da doação de sangue
Por salvar a vida de inúmeras pessoas, a doação de sangue é um ato de extrema importância, como destaca a captadora de doadores do Hemonúcleo. Além de salvar vidas, a doação, segundo a doutora do Hemonúcleo Municipal, Carla Bittencourt, também pode “ajudar pessoas que estão no hospital, às vezes acidentadas, situação que é bem comum nessa época do ano”.

Por salvar a vida de inúmeras pessoas, a doação de sangue é um ato de extrema importância, como destaca a captadora de doadores do Hemonúcleo, Renata de Paula. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário.

Baixo estoque
Com baixo estoque de sangue no Hemonúcleo Municipal, estando em estado crítico para os tipos sanguíneos A-, B-, AB-, O+ e O-, Carla Bittencourt comenta sobre a necessidade do apoio da população para elevar os níveis de sangue no espaço. “Estamos aqui para manter os estoques dos hospitais. Nossos estoques ultimamente estão muito baixos. Na verdade, nós temos necessidade de todos os tipos sanguíneos para que possamos repor os estoques nos hospitais. Fornecemos sangue para vários lugares, então é importante manter os estoques no máximo que podemos, e atualmente estão em situação crítica. Precisamos que todos venham doar”, finaliza a doutora do hemonúcleo.

“Nossos estoques ultimamente estão muito baixos. Na verdade, nós temos necessidade de todos os tipos sanguíneos para que possamos repor os hospitais”, atenta a doutora Carla Bittencourt. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário.

Endereço
O Hemonúcleo Municipal de Teresópolis fica localizado na Rua Francisco Sá, número 299, na Várzea. A doação de sangue pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com exceção dos feriados.

O Hemonúcleo fica localizado na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea. A doação de sangue pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com exceção dos feriados. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário.

Tags

Compartilhe:

Edição 18/01/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura de Teresópolis divulga nota sobre briga na Feirinha do Alto

Em visita a Teresópolis, Governador anuncia liberação de R$ 23 milhões para o município

Aberto o período das cachoeiras e rios em Teresópolis e região

“Ladrão de leite em pó” ataca drogarias e farmácias em Teresópolis

Meio Ambiente realiza fiscalização de descarte irregular de lixo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE