Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Começa a aplicação da prova “Alfabetiza RJ”, da Seeduc

O objetivo é garantir a alfabetização de todas as crianças da rede pública do estado

A alfabetização é ferramenta indispensável para que o aluno não abandone a escola e não chegue aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio sem as habilidades necessárias. Pensando nisso, União, estados e municípios firmaram o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Em nosso Estado o instrumento de avaliação “Alfabetiza RJ” consiste em uma prova destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que é realizada entre os dias 4 e 8 de novembro, com objetivo de avaliar as habilidades de leitura e escrita dos estudantes, corrigindo percursos e aprimorando o ensino desde sua base.

No primeiro dia de aplicação das provas, a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Myrian Medeiros, foi até a Escola Municipal Desembargador Oswaldo Portella, em Magé, na Baixada Fluminense, onde cerca de 3.500 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, farão a avaliação. A professora Myrian conversou com os gestores municipais e destacou que a prova serve para preparar o aluno para o ingresso e melhor desempenho nos ensinos Fundamental II e Médio, a fim de que sejam capazes de interagir com todas as disciplinas, o que também contribui para a melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb.

“Este é o segundo ano dessa importante avaliação diagnóstica. Ela auxilia para que as redes planejem suas próximas ações e políticas públicas de melhoria dos resultados educacionais. É um movimento que acontece em todo o estado e, se conseguirmos cuidar bem da base, conseguiremos caminhar nos outros anos de escolaridade, tendo menos distorção idade-série, ou seja, menos alunos com idade avançada em uma série que já deveriam ter concluído. É um passo significativo para a melhoria do Ideb e contra o abandono e evasão escolar”, explicou a professora que também é membro do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – CEEC

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, ressaltou a importância do Alfabetiza RJ e como o Estado vem se preparando para receber os alunos do Ensino Fundamental. “Nós não só firmamos o compromisso como estamos de fato trabalhando para que isso ocorra. Essa prova é uma avaliação das capacidades interpretativas dos alunos e vai apontar quais as áreas precisam de mais atenção. Com isso, os 92 municípios saberão no que precisam investir mais para que o aluno chegue aos ensinos Fundamental e Médio com o conhecimento necessário para seguir seus estudos até a universidade. É fundamental cuidarmos da base para melhorar o ensino do nosso estado e é isso que estamos fazendo juntos”, afirma a secretária.

Ação nos municípios
A Secretaria de Estado de Educação, em parceria com os 92 municípios e com a União, caminha para uma melhoria significativa na qualidade do ensino fluminense ao mesmo tempo em que combate a evasão escolar. Manter o aluno motivado por estar aprendendo, contribui para um melhor desempenho no IDEB, proporciona acesso ao Ensino Médio, melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e garante sua melhor formação intelectual na carreira que aluno escolher seguir.

Tags

Compartilhe:

Edição 03/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha: Expositores suspensos têm nova chance para atualizar dados

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

TERESÓPOLIS 134 ANOS: Confira a lista dos homenageados da Câmara em 2025

15ª Conferência de Assistência Social de Teresópolis discute ações para atender aos mais vulneráveis

Crise do troco desafia pequenos comerciantes em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE