Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Congresso reúne mais de 700 catequistas em Teresópolis

Evento de Iniciação à Vida Cristã teve a presença do bispo diocesano Dom Joel Portella

No último domingo (03), a Diocese de Petrópolis promoveu o Congresso Diocesano de Iniciação à Vida Cristã no Colégio São Paulo, em Teresópolis, contando com a participação de mais de 700 pessoas. O evento teve a presença de Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano, e abordou o tema “Ser catequista requer amor: amor cada vez mais forte a Cristo, amor ao seu povo santo”, uma citação do Papa Francisco de 2013, durante a peregrinação de catequistas a Roma no Ano da Fé.

Missa foi celebrada pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, e concelebrada pelo decano de Teresópolis, Padre Jorge Pacheco. Foto: Diocese Petrópolis


Durante o encerramento no ginásio do Colégio São Paulo, Dom Joel enfatizou que não há um livro oficial para a catequese na Diocese de Petrópolis. “A Catequese não é aula, não é escola”, explicou o bispo, destacando que a Bíblia é o principal recurso para a iniciação à vida cristã, enquanto outros documentos e livros servem como suporte para o crescimento e enriquecimento dos catequistas. Dom Joel ressaltou ainda que o verdadeiro valor da catequese está no encontro pessoal com as crianças, no convívio e no testemunho de fé e paixão por Jesus. “O que faz o teu encontro é o teu convívio com as crianças e o teu testemunho ao transmitir a fé”, afirmou.
Padre Marcelo Alvarenga, coordenador do Setor de Catequese da Diocese, destacou a importância do Congresso ao reunir catequistas de todas as fases da Iniciação à Vida Cristã. “O Congresso é uma grande assembleia que promove a verdadeira comunhão e troca de experiências entre os catequistas de todas as paróquias da Diocese”, comentou. Ele também ressaltou que o evento é crucial para definir diretrizes e reforçar a unidade da igreja diocesana, permitindo que diferentes realidades caminhem juntas na alegria do Evangelho e em sinodalidade. “O Congresso não é apenas um momento celebrativo, mas também normativo, pois nos orienta a seguir juntos como Igreja no Brasil”, disse Padre Marcelo.

Dom Joel ressaltou ainda que o verdadeiro valor da catequese está no encontro pessoal com as crianças, no convívio e no testemunho de fé e paixão por Jesus. Foto: Diocese Petrópolis


O evento contou ainda com palestras da Irmã Lúcia, da Congregação das Irmãs de Belém, do Padre Alexander de Brito Silva, coordenador diocesano de Pastoral, e do Padre João Pedro Marques Rabello, Vigário Paroquial em São José do Vale do Rio Preto. Os palestrantes enfatizaram a importância do encontro com Jesus para viver a fé e testemunhar Cristo como catequistas.
Vários padres, principalmente do Decanato Santa Teresa, participaram do Congresso. A missa foi presidida por Dom Joel e concelebrada pelo decano de Teresópolis, Padre Jorge Pacheco, pelo Pároco de Santo Antônio, Padre Renato Andrade, Vigário Geral da Diocese, Monsenhor José Maria Pereira, Padre Marcelo Alvarenga, Padre Alex e Padre João Pedro, Padre Ernande Nascimento, Padre Tiago Henrique das Dores e Padre Julian Fonseca. (Com informações da Diocese de Petrópolis)

Realizado no Colégio São Paulo, evento teve a participação de mais de 700 pessoas. Foto: Diocese Petrópolis


Tags

Compartilhe:

Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Confira os eventos neste final de semana em Teresópolis

Opções gastronômicas para curtir o friozinho em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE