Isla Gomes
Com a chegada de dezembro, a expectativa é que a economia seja aquecida por conta das tradicionais festividades e férias de fim de ano. Com isso, são necessárias algumas modificações nos dias e horários de funcionamento no comércio do município. Portanto, a equipe da Diário TV e do Jornal O Diário foi até a Calçada da Fama nesta segunda-feira, 04, conversar com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresópolis para elucidar os detalhes dessas mudanças e mais alguns pontos que cercam este assunto. “Este ano não tivemos grandes novidades, a partir deste dia 4 de dezembro o comércio já está funcionando em seu horário estendido, das 9h até às 22h, podendo abrir também nos últimos dois domingos, do dia 17 e 24. Vale ressaltar que, as pessoas que trabalharem nesses domingos citados, vão fazer jus a uma folga compensatória a ser gozada no mês de janeiro, então é importante que o empresário fique ciente que o profissional que trabalhar no dia 17 e 24 de dezembro tem direito a uma folga no primeiro mês de 2024”, explica Igor Edelstein.
Edelstein destaca ainda que os lojistas são obrigados a fornecer um lanche para os funcionários e colaboradores que estenderem o horário neste período de fim de ano, no valor mínimo de R$ 10. Essas horas a mais são chamadas de horas extraordinárias, ou, horas extras, e esta verba não tem natureza salarial porque é concedida para o trabalho e tem caráter indenizatório. “Isso imprescindível e fundamental salientar, como é um horário estendido o empresário é deve conceder um lanche gratuito que poder ser dado in natura ou em forma de dinheiro pecuniário”, pontua.
Compras online x comércio local
As compras online deixaram de ser um hábito apenas da nova geração. Com o avanço da tecnologia e o período da pandemia, comprar pela internet passou a ser algo comum entre todas as idades e classes sociais. Porém, o Presidente da CDL reforça a importância de não deixar de prestigiar o comércio local. “O mundo digital hoje faz parte da nossa vida, mas, a gente sempre pede para que priorizem o comércio local, aqui de Teresópolis, pois, uma das vantagens para o consumidor é a certeza de que será atendido em uma eventual necessidade de uma troca ou em caso de qualquer outro problema a pessoa poder ser atendida pessoalmente não tem comparação. Desta forma, a pessoa estará não só fortalecendo o comércio, mas a cidade como um todo. Lembrando que, o município tem o comércio como seu principal empregador, arrecadador de tributos, pagador de impostos, ou seja, a melhor escolha para este Natal é a população prestigiar seu comércio local”, conclui.