O Conselho Municipal de Saúde de Teresópolis (CMST) homologou as entidades aptas a participar da XVI Conferência Municipal de Saúde, etapa fundamental para a discussão e formulação de propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. A decisão foi oficializada por meio da Resolução nº 20/2026, aprovada em 15 de julho e publicada no Diário Oficial da última segunda-feira (20).
Ao todo, 36 entidades foram habilitadas, distribuídas em três segmentos que compõem o controle social da saúde pública: prestadores de serviços privados, profissionais de saúde e usuários do SUS. A definição das instituições ocorreu após deliberação da Comissão Organizadora da conferência.
No segmento dos prestadores de serviços privados foram homologadas cinco instituições, entre elas o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), o Hospital São José, a Beneficência Portuguesa, o Centro Médico Alcance e a APAE Teresópolis. Entre os profissionais de saúde, dez entidades representarão diferentes categorias, incluindo conselhos profissionais, sindicatos e associações da área médica, farmacêutica, fisioterapêutica, odontológica, de enfermagem e educação física.
Já o segmento dos usuários reúne 21 organizações da sociedade civil, entre associações de moradores, entidades comunitárias, instituições religiosas, sindicatos, organizações sociais, movimentos de pacientes, representantes estudantis e a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Teresópolis.
De acordo com a resolução, as entidades homologadas estão aptas a participar da conferência, observando as normas previstas no regulamento e no regimento do evento. O documento também determina o encaminhamento da resolução para homologação pelo secretário municipal de Saúde, Fábio Gallote, e sua publicação oficial.
ENTIDADES HABILITADAS
Centro Médico Alcance
Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO)
Associação Congregação de Santa Catarina – Hospital São José
Beneficência Portuguesa de Teresópolis
APAE Teresópolis
Conselho Regional de Farmácia
Associação Médica de Teresópolis
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região
Sport Físio Centro Integrado Esportivo e Estético Ltda.
SINDPMT
Sindicato dos Servidores e Técnicos de Enfermagem e Trabalhadores
Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Rio de Janeiro (ABEn/RJ)
Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro
FENAM
Fazenda Alpina
FAMEAT
Associação dos Aposentados e Pensionistas do Município de Teresópolis
SINDSPREV Teresópolis
AMUR Rosário
Associação Rede Solidária Projeto 90°
AMPA Água Quente
Planeja Terê
Igreja Batista Serra dos Órgãos
Associação de Moradores Cascata dos Amores
Diretório Acadêmico Hamilton Almeida de Souza
AMPA Andradas
Associação de Moradores e Amigos de Vargem Grande
Mitra Diocesana de Petrópolis
Igreja do Evangelho Quadrangular
Associação Kairós do Brasil
Associação Teia
AFIRJ – Associação dos Fibromiálgicos do Estado do Rio de Janeiro
Convenção Nacional Igreja do Evangelho Renovo de Davi
OAB Teresópolis
Augusta Respeitável Loja Simbólica Três Luzes de Teresópolis







