Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Conselho Tutelar e Secretaria de Educação discutem início do ano letivo

Responsáveis pelo órgão e rede municipal debatem temas comuns na abertura dos trabalhos escolares

“A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho” (Art. 53º – ECA). A partir deste artigo e com objetivo de fortalecer os laços junto à Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis, o Conselho Tutelar reuniu-se com a secretária da pasta, Satiele Santos. O início do ano letivo traz uma grande demanda para o Conselho Tutelar, solicitações relacionadas à transferência escolar, matrículas por terceiros e vagas em creche são os principais encaminhamentos realizados para a Secretária de Educação. A secretária aproveitou para ressaltar que os pais e responsáveis que tiveram seus filhos contemplados com vagas em creches devem realizar a matrícula até esta quinta-feira, 29.
Também foram pautadas duas importantes leis de políticas públicas que a secretaria de Educação está realizando: 1) Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência que determina que “é dever do Estado…assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência” e a “oferta de profissionais de apoio escolar” como mediadores na educação especial; 2) Lei que “Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica”. O Conselho Tutelar destacou que o serviço psicossocial nas escolas será de fundamental importância na garantia de direitos da criança e do adolescente.
Outro importante instrumento que liga as duas instituições é o FICAI – Ficha de Aluno Infrequente – que combate a evasão escolar através do histórico de faltas dos alunos. Quando a escola percebe que um aluno está com grande número de faltas, a coordenação pedagógica realiza a primeira tentativa de conscientização familiar e consequente retorno do aluno, caso não haja sucesso a escola preenche a ficha FICAI e encaminha ao Conselho Tutelar para que este realize visita domiciliar, diagnostico e quando necessário encaminhamento a rede de apoio.
Para finalizar a reunião foi destacado que “os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental deverão comunicar ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos, reiteradas faltas injustificadas e elevados níveis de repetência” como determina o artigo 56º do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Edição 17/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

Estelionatário tenta aplicar golpe do “Pix falso” e se dá mal em Teresópolis

Morre motociclista atingido por veículo na Várzea

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

Oficina gratuita para educadores na Casa de Cultura Adolpho Bloch

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE