Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Copa do Mundo: comerciantes podem negociar funcionamento

Presidente de sindicato acredita em acordos firmados para os dias dos jogos do Brasil

Luiz Bandeira

Passado o período eleitoral, onde todas as atenções estavam voltadas para as disputas políticas, a população já elegeu qual será o próximo foco, quando haverá certamente uma maior dedicação e que receberá do fã brasileiro de futebol, uma atenção especial serão os jogos da Copa do Mundo do Catar 2022 – quando a Seleção Brasileira tentará conquistar sua sexta estrela de campeão mundial. Mas o que muitos se perguntam atualmente é se o comércio irá funcionar durante as partidas do Brasil na Copa? Para saber com vai funcionar o setor de comércio da cidade, a princípio nas primeiras fases da competição, entrevistamos o presidente do Sincomércio, Igor Edelstein de Oliveira, que explicou as possibilidades para os comerciários e comerciantes, durante a competição. “Todos os dias de jogos, esses três primeiros, não são feriados. Há uma dúvida muito grande, o comércio tem a permissão de abrir. Não podemos nos confundir, sobretudo o comerciário, achando que dias de jogos não é dia de trabalho, é sim dia de trabalho normal”, destacou.
Igor, no entanto, acredita que haverá entre empregador e empregado acordos que vão beneficiar a todos. “O que existe muito no comércio não é uma regra, é uma escala de horas, um banco de horas, onde o patrão, geralmente, isso não é uma regra, o patrão libera o funcionário pra que ele possa assistir ao jogo, depois ele compensa esse período que ficou fora, trabalhando em outro horário, existem muitas pessoas que vão fechar o comércio, durante o horário do jogo, voltando a abrir posteriormente, sobretudo quando o jogo cai à uma hora da tarde, então muita gente vai liberar o colaborador, tipo uma hora antes e ele retorna uma hora depois, então existe uma conversa entre o empresário e o comerciário, agora o mais importante, é permitido o funcionamento, como consta da nossa convenção coletiva”, alerta o representante do Sincomércio.

Pode abrir
Igor destacou, no entanto, que o comerciante tem a prerrogativa de não fechar seu estabelecimento durante os jogos do Brasil. “Se por acaso um lojista quiser trabalhar durante o horário dos jogos da Copa é permitido normalmente e o colaborador tem que trabalhar normalmente, então é muito importante frisar isso, é dia de jogo não é dia de feriado e o comercio pode abrir normalmente”. Igor esclareceu ainda que o comércio abrange vários setores importantes para a vida das pessoas e que nem todos podem fechar. “O comércio é muito heterogêneo, então tem mercado, tem bancos, tem shopping, tem uma série de ramos e muitos vão funcionar. São ramos que não podem fechar, esses ramos não fecharam nem na pandemia e não vão fechar durante a Copa”, frisou Igor.

Eventos no Sesc
O presidente do Sincomércio fez questão de promover a programação especial que o SescRJ vai oferecer nos dias de jogos do Brasil. “O Sesc RJ está com uma programação extensa antes, durante e depois dos jogos. Isso é muito importante, o nosso sindicato fez essa solicitação pra que o Sesc pudesse inclusive fazer as transmissões dos jogos. Então no Sesc RJ que fica no Palácio Granado, próximo do Parque Regadas, as pessoas vão poder, durante os jogos, desfrutar de uma farta programação que vai além da transmissão dos jogos do Brasil na Copa”. Para Igor, tão importante quanto emanar positividade para a nossa seleção é manter aquecido o comércio da cidade. “O trabalho no comércio aumenta, sobretudo antes e depois dos jogos da copa, porque a grande maioria é brasileira, adora futebol e vai entrar em um acordo, pra quê tanto o funcionário quanto o patrão, possa assistir, possa torcer pelo Brasil para trazer essa copa do Catar. Mas é claro, antes e depois o trabalho tem que continuar e a economia tem que rodar”, pontuou Igor Edelstein.

JOGOS DO BRASIL NA COPA DO CATAR

  • Fase de grupos
    24/11 – quinta-feira – 16h – Brasil x Sérvia
    28/11 – segunda-feira – 13h – Brasil x Suíça
    02/12 – sexta-feira – 16h – Brasil x Camarões – 16h
  • Caso o Brasil passe pela fase de grupos
    05/12 – segunda-feira – 16h – Oitavas de final (se classificado em primeiro lugar no grupo)
    06/12 – terça-feira 16h – Oitava de final (se classificado em segundo lugar no grupo).
Edição 23/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Chuvas no estado do Rio provocam ao menos sete mortes

Justiça Federal determina retorno de Adélio Bispo a Minas Gerais

Ônibus: novas tarifas intermunicipais entram em vigor neste sábado

Sexta e sábado com feira de adoção de cães na Várzea

Asfalto ficou na promessa e Vale dos Cedrinhos segue quase intransitável

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE