Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Covid-19: Comitê Científico recomenda fim do passaporte vacinal no Rio

Com isso, a Secretaria de Saúde pode deixar de cobrar o documento

Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro
O Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19 (CEEC) do município do Rio de Janeiro, conhecido como Comitê Científico, recomendou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) suspenda temporariamente a cobrança do comprovante de vacinação contra a covid-19 para entrada em ambientes fechados.

O chamado passaporte vacinal foi instituído na cidade no dia 15 de setembro do ano passado para incentivar a vacinação contra a covid-19 e, consequentemente, diminuir a transmissão da doença.

A decisão foi tomada em reunião, na manhã de hoje (25). “A proposta foi baseada no atual panorama epidemiológico, que se mantém favorável e estável, e pode ser alterada caso haja mudança neste cenário”, diz a nota da SMS.

A secretaria informou que a recomendação será avaliada. Os parâmetros publicados em decreto em março indicavam que o passaporte deixaria de ser cobrado quando 70% da população tivesse recebido a dose de reforço da vacina contra covid-19. Porém, esse percentual está em 62,3%.

A próxima reunião do comitê está marcada para o dia 16 de maio.

Vacinação
O Comitê também pediu que o município receba, com urgência, mais doses da vacina da Pfizer, para dar continuidade à imunização da população. Até o momento, 133.730 crianças de 5 a 11 anos ainda não foram imunizadas contra covid-19. Considerando toda a população-alvo da campanha, 92,3% das idades contempladas tomaram as duas doses ou dose única do esquema básico.

Apenas 36,4% da população com mais de 80 anos compareceu aos postos para tomar a segunda dose de reforço. O novo calendário prevê vacinar pessoas com 70 anos, ou mais, a partir da próxima quarta-feira (27), idosos com 65 anos, ou mais, a partir de 4 de maio e aqueles com 60 anos, ou mais, a partir de 11 de maio.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Edição 18/08/2022
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Notícias falsas nas eleições de 2020 preocupam especialistas

Policial de férias prende acusado de tráfico na entrada da cidade

Policial civil denunciado por lavagem de dinheiro é preso no Rio

Magalu vai abrir loja em Teresópolis e inicia processo de contratação

Petrópolis x Teresópolis, a travessia mais bonita do Brasil