Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Covid-19: Posto de atendimento no Ginásio Pedrão será fechado

Casos suspeitos serão analisados no EPEM, com testagem das 8h às 20h, a partir de segunda

A partir da próxima segunda-feira, 19, o Centro de Atendimento contra o Coronavírus de Teresópolis terá novo endereço. Em funcionamento há 1 ano e 4 meses no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, a unidade de atendimento médico e testagem para a Covid-19 passa a funcionar no EPEM, localizado na Rua Doutor Aleixo, 85, também no Centro da cidade. O atendimento será todos os dias, das 8h às 20h. Todas as unidades de atenção primária à saúde (postinhos) também estão preparadas para atender pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19 e para realização de testes. Os pacientes que precisarem de atendimento noturno ou que tenham sintomas agravados deverão procurar as unidades de pronto-atendimento do município: UPA ou SPA de Bonsucesso, no Terceiro Distrito.

O Centro de Atendimento 24 horas contra o Coronavírus no Pedrão foi instituído em março de 2020. Durante todo o período de atividade, foram atendidas 61.396 pessoas. O local, que já chegou a receber mais de 500 pacientes por dia, registra redução significativa da procura por atendimento, o que justifica a mudança para um local menor. “Temos registrado baixa procura por atendimento no Centro de Atendimento do Pedrão nas últimas semanas. Atualmente, a unidade atende uma média de 90 pessoas por dia, sendo 5 no período noturno, em média. Por isso, junto ao Gabinete de Crise, entendemos que a demanda não justifica a ocupação do Pedrão, podendo ser absorvida pela unidade do EPEM, também no centro da cidade”, explica o Secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos.
“A unidade funcionará em plantão de 12 horas durante a semana, incluindo sábados e domingos. Quem estiver com sintomas graves deve procurar diretamente uma unidade de pronto-atendimento. Já em caso de sintomas leves, a orientação é que o paciente procure o EPEM para receber atendimento e realizar a testagem”, orienta a Subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Dr. Edneia Martuchelli.

Panorama da pandemia 
A vacinação segue avançando no município. No momento, estão sendo imunizadas as pessoas com 40 anos sem comorbidade. Até o momento, foram aplicadas 117.076 vacinas na população, das quais 82.231 são primeira dose (45,46%), 31.005 são segunda dose (17,14%) e 3.840 (2,12%) são dose única. Já foram realizados 91.895 testes Covid-19, com uma taxa de 33% de positividade. Nos hospitais, a ocupação segue baixa: os leitos UTI Covid estão com 16% da capacidade (8 de 50), e a clínica médica com 16,28% (7 de 43).

 

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Edição 13/08/2022
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Notícias falsas nas eleições de 2020 preocupam especialistas

Policial de férias prende acusado de tráfico na entrada da cidade

Policial civil denunciado por lavagem de dinheiro é preso no Rio

Magalu vai abrir loja em Teresópolis e inicia processo de contratação

Petrópolis x Teresópolis, a travessia mais bonita do Brasil