Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Covid-19: Teresópolis inicia reforço de vacina para toda a população adulta

Também seguindo orientação do Ministério da Saúde, intervalo entre as doses do imunizante será antecipado

A Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará uma nova etapa da vacinação contra a Covid-19, a partir desta quinta-feira, 18. Seguindo uma nova determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, haverá ampliação da dose de reforço para a população abaixo de 60 anos, e a mudança no intervalo para cada imunizante. Na última terça-feira, 16, o MS autorizou que estados e município ampliem a aplicação da dose de reforço para pessoas abaixo de 60 anos que já tenham completado o esquema vacinal. Até este momento, a dose de reforço foi aplicada somente na população acima de 60 anos e imunossuprimidos. Em Teresópolis, a SMS irá aplicar a dose de reforço para a população abaixo de 60 anos a partir de agora. Até o dia 22, serão imunizadas pessoas até 53 anos de idade, com a dose de reforço. 
Outra determinação do MS foi sobre a mudança no intervalo entre a segunda e a dose de reforço contra a Covid-19. Em todo o Brasil, a população já imunizada com as duas doses deveria aguardar seis meses para receber a dose de reforço. Com a nova diretriz, este intervalo pode ser adiantado em cinco meses. As mudanças valem para todos os imunizantes aplicados no país. Segundo o MS, a dose de reforço será feita com combinação de vacinas – diferente das aplicadas nas duas doses – que aumenta significativamente a imunidade. De preferência, isto será feito com a Pfizer; mas também pode acontecer com Astrazeneca ou Janssen. A Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis também irá antecipar estas aplicações em cinco meses após o esquema vacinal estar completo.

Dose de reforço da Janssen
Anteriormente, a vacina da Janssen foi aplicada em dose única na população brasileira. Devido à nova determinação do Ministério da Saúde, pessoas que receberam esta vacina também devem receber a dose de reforço. Para isso, a mesma vacina será aplicada após oito semanas para completar o esquema vacinal. Uma dose de reforço será aplicada cinco meses depois com objetivo de aumentar a imunidade desde grupo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis, o mesmo se aplicará no município, mediante envio de remessas do imunizante.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“Imóvel desapropriado na Várzea será um hospital de pequeno porte”, diz Dr. Amorim

INEA vai dar suporte em complexo de pesquisas ambientais em Teresópolis

Câmara Municipal de Teresópolis realiza sessão solene de homenagens

Secretaria de Saúde promove ação especial na Praça olímpica

Turismo rural: prefeitura vai oferecer ônibus gratuito para fortalecer segmento

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE