Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

CRAS Bonsucesso e Meudon levam o Maio Laranja para as ruas

Atividades fazem parte do conjunto ações programadas para o mês de combate e prevenção ao abuso e exploração sexual infantil

O “Maio Laranja”, Mês de Prevenção e Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, foi tema de uma ação multissetorial encabeçada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Meudon no Centro Comercial do bairro, na quarta-feira, 17 de maio. No dia anterior, 16 de maio, outra ação conjunta, do CRAS Bonsucesso com a Unidade Básica de Saúde (UBS-SUS) do bairro – que se estende entre os quilômetros 25 e 33 da Estrada Teresópolis-Friburgo, discutiu o mesmo tema e também mobilizou dezenas de pessoas.
A ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do seu CRAS no Terceiro Distrito, em conjunto com a unidade local do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde, ocorreu na Vila do Alegria e estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre adultos e crianças. Um debate sobre o tema do abuso sexual de crianças e adolescentes (considerado “crime hediondo e inafiançável”, segundo a lei) foi conduzido pela coordenadora do CRAS Bonsucesso, Ana Lúcia Araújo, pela psicóloga Cíntia Tatagiba e pela conselheira tutelar Lusiane Santos. Uma outra ação importante foi realizada pela equipe da UBS de Bonsucesso: a aplicação de 25 doses da vacina contra a Influenza (gripe).


Também foram realizadas na ocasião: orientação sobre o Cadastro Único; orientação social; uma roda de conversa com o Conselho Tutelar; outra roda de conversa com a psicóloga Cíntia; e um Mural da Gentileza. A ação no Centro Comercial do Meudon envolveu várias secretarias da Prefeitura Municipal de Teresópolis – Desenvolvimento Social através do CRAS Meudon; Saúde; Educação; Esporte e Lazer; e Secretaria da Mulher –, além do Conselho Tutelar, da Creche Lar Vovô Miguel e da sociedade civil organizada. Dezenas de pessoas pararam para ouvir a Dra. Aparecida Ximenes, psicóloga da SMDS, falar sobre as consequências psicológicas do abuso de menores, entre outros pronunciamentos. Com cartazes alusivos ao “Maio Laranja” e com o número do Disque Direitos Humanos (100), que atende a denúncias de violação de direitos de vulneráveis, em destaque, o evento foi um sucesso de público.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE