Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Crianças de Teresópolis participam de projeto em homenagem ao Pantanal

Famílias e professores dos pequenos alunos também vivenciaram a ação "Pantanal - Um Paraíso Selvagem"

No momento em que o Pantanal arde em chamas, em função de queimadas iniciadas há mais de três meses, a preservação ambiental deste bioma se tornou uma grande preocupação dos que lutam pela natureza e o meio ambiente. Considerado pela UNESCO Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera Mundial, o Pantanal foi o tema escolhido pela escola Espaço Nosso Quintal para o desenvolvimento de trabalhos artísticos pelos alunos ao longo do primeiro semestre de 2024. O projeto “Pantanal – Um Paraíso Selvagem” culminou com a realização de um animado cortejo, que no último sábado (29), reuniu cerca de 200 participantes incluindo alunos, famílias e professores.
O cortejo teve início na escola, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, e seguiu até Casa de Cultura de Teresópolis – Teatro Adolpho Bloch, onde o grupo se concentrou cantando e dançando ao som de músicas temáticas relativas ao Pantanal e à natureza, incluindo uma composição preparada especialmente para a ocasião. As crianças – com idades entre seis meses e seis anos, do berçário ao primeiro ano, trajavam roupas e fantasias de animais, assim como os professores. O cortejo contou com o apoio da Prefeitura de Teresópolis e da Polícia Militar para desviar o trânsito durante o evento.
De acordo com a diretora da Escola, Gisele Knupp, o projeto foi idealizado no início do ano com o objetivo de despertar a consciência nas crianças e pais. “Há seis meses demos início a esse projeto com desenhos, faixas e outras iniciativas. Procuramos retratar em cartazes e em figuras folclóricas a sucuri amarela, que tem 14 metros de comprimento, o tuiuiu, pássaro típico da região, e as onças pintadas, dentre outros. Decidimos promover essa iniciativa em defesa do meio ambiente, da nossa realidade, dos animais e do nosso país. É uma manifestação de conscientização amorosa, de respeito à natureza”, destacou ela.
Segundo Gisele, a escolha do Pantanal foi acertada por trazer visibilidade e estimular a conscientização ambiental, uma vez que o projeto coincidiu com um momento delicado em que as queimadas estão destruindo parte significativa da região. A ideia é criar outras iniciativas semelhantes com temas diferentes ao longo do ano, tendo a participação não apenas da escola, mas de outras instituições. (colaboraram no texto Daniela Pfeiffer e Luiz Marcus Fernandes).


Tags

Compartilhe:

Edição 25/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Estado informa que já cobrou empresa por falhas na reforma da rodoviária

Paróquia de Santo Antônio terá fachada similar ao templo antigo

INSS notifica quatro milhões de pessoas para fazer a Prova de Vida

Bagunça nos fios: Enel diz que remove redes que oferecem risco

Empregos: vagas temporárias de fim de ano devem crescer 10%

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE