Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Crianças de Teresópolis participam de projeto em homenagem ao Pantanal

Famílias e professores dos pequenos alunos também vivenciaram a ação "Pantanal - Um Paraíso Selvagem"

No momento em que o Pantanal arde em chamas, em função de queimadas iniciadas há mais de três meses, a preservação ambiental deste bioma se tornou uma grande preocupação dos que lutam pela natureza e o meio ambiente. Considerado pela UNESCO Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera Mundial, o Pantanal foi o tema escolhido pela escola Espaço Nosso Quintal para o desenvolvimento de trabalhos artísticos pelos alunos ao longo do primeiro semestre de 2024. O projeto “Pantanal – Um Paraíso Selvagem” culminou com a realização de um animado cortejo, que no último sábado (29), reuniu cerca de 200 participantes incluindo alunos, famílias e professores.
O cortejo teve início na escola, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, e seguiu até Casa de Cultura de Teresópolis – Teatro Adolpho Bloch, onde o grupo se concentrou cantando e dançando ao som de músicas temáticas relativas ao Pantanal e à natureza, incluindo uma composição preparada especialmente para a ocasião. As crianças – com idades entre seis meses e seis anos, do berçário ao primeiro ano, trajavam roupas e fantasias de animais, assim como os professores. O cortejo contou com o apoio da Prefeitura de Teresópolis e da Polícia Militar para desviar o trânsito durante o evento.
De acordo com a diretora da Escola, Gisele Knupp, o projeto foi idealizado no início do ano com o objetivo de despertar a consciência nas crianças e pais. “Há seis meses demos início a esse projeto com desenhos, faixas e outras iniciativas. Procuramos retratar em cartazes e em figuras folclóricas a sucuri amarela, que tem 14 metros de comprimento, o tuiuiu, pássaro típico da região, e as onças pintadas, dentre outros. Decidimos promover essa iniciativa em defesa do meio ambiente, da nossa realidade, dos animais e do nosso país. É uma manifestação de conscientização amorosa, de respeito à natureza”, destacou ela.
Segundo Gisele, a escolha do Pantanal foi acertada por trazer visibilidade e estimular a conscientização ambiental, uma vez que o projeto coincidiu com um momento delicado em que as queimadas estão destruindo parte significativa da região. A ideia é criar outras iniciativas semelhantes com temas diferentes ao longo do ano, tendo a participação não apenas da escola, mas de outras instituições. (colaboraram no texto Daniela Pfeiffer e Luiz Marcus Fernandes).


Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE