Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Crise na saúde em Teresópolis resulta na demissão do secretário Antônio e equipe

Prefeito minimiza crise e promete arranjar novo secretário até semana que vem

Wanderley Peres

O secretário de Saúde Antônio Vasconcellos e os seus sub-secretários estão deixando a Saúde, e se sabe que chefes de diversos setores também estão com os nomes na lista de exoneração providenciada pelo prefeito depois de forte pressão da Câmara de Vereadores. A situação é tão grave na saúde que, em sessão na semana passada, vereadores chegaram a falar em quadrilha operando a saúde no município, alguns deles comemorando o feito nas redes sociais. Também nesta terça-feira, 26, foi confirmada a saída do secretário de Turismo, Mauricio Weichert, que vinha encontrando dificuldades em continuar na pasta.

Para a pasta do Turismo, ontem mesmo foi anunciado o nome da diretora do Polo Gastronômico e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis, empresária Elizabeth Mazzi, informando o prefeito em reunião de secretários que a saída foi consensual. Ou seja, o prefeito queria que o secretário saísse e o exonerado concordou. Para a secretaria de Saúde, no entanto, não sabe ainda o prefeito por quem substituir aqueles que pretende exonerar. Em princípio, os demitidos continuam nos cargos até aparecerem os nomes, é o que se sabe. Minimizando os motivos da saída de Antonio Vasconcellos, e ignorando reconhecer a real motivação da aguardada e exigida queda do gabinete da saúde, o prefeito disse que anunciará, “nos próximos dias”, a nova equipe de gestão da SMS, que “assumirá até o fim da semana que vem”, período em que o secretário e seus auxiliares se manterão no cargo.

“Após mais de 2 anos de pandemia, que acentuou os grandes desafios herdados no nosso sistema de saúde, entendemos, de forma consensual, com o Secretário Antonio Henrique Vasconcellos, que é necessária uma reestruturação mais ampla na gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesses 3 anos, avançamos muito e sabemos que é preciso ainda mais. E vamos prosseguir nesse objetivo. Sou grato ao trabalho realizado pelo Secretário Antônio e pela equipe de subsecretários, principalmente no desafiador enfrentamento à pandemia. Nos próximos dias, anunciarei a nova equipe de gestão da SMS, que assumirá até o fim da semana que vem. Enquanto isso, o Secretário Antonio segue no cargo”, disse o prefeito em Nota.

Na sessão da Câmara, nada sobre o assunto. E no plenário da internet, muita especulação sobre os possíveis nomes para tocar a fragilizada secretaria que em nada mudou suas práticas depois que Tricano foi substituído por Pedro Gil e Vinícius, quatro anos atrás, mantendo-se os mesmos gestores e piorando ainda mais os problemas detectados, agora também com denúncias de ampliação da corrupção. Que, aliás, já tinha ficado a descoberto durante as investigações da CPI da Pandemia, exaustivo trabalho de seis meses que não se sabe ter havido proveito dele.

Edição 18/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Festa do Produtor Rural em Teresópolis até domingo no Parque de Exposições

Oito traficantes são presos em operação contra facção na Região Serrana

Confraternização em escola gera polêmica após divulgação de vídeo nas redes sociais

Rebeca Andrade participa de painel sobre Esporte e Educação no SDGs in Brazil 2025

Pedal e acolhimento marcam o “Café Bike Feminino” em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE