Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lei Seca faz simulação de blitz com alunos de escolas estaduais

Trabalho será aplicado em mais três unidades de ensino até a próxima sexta-feira

Nesta segunda-feira, 25, a Operação Lei Seca, coordenada pela Secretaria de Estado de Governo, iniciou uma rodada de ações educativas em escolas estaduais de Teresópolis. A primeira foi realizada no Colégio Estadual Presidente Bernardes, no Bairro de São Pedro, e a segunda etapa, nesta terça, 26, no Lions, no bairro do Meudon. Os estudantes do ensino médio assistiram a uma apresentação dos agentes PCDs da Lei Seca, que são vítimas de acidentes de trânsito envolvendo bebida alcoólica e direção e em seguida foram realizadas blitz educativas no entorno das escolas com a participação dos alunos, que vestiram o colete da Operação e simularam a atuação de agentes de trânsito em uma operação de rua.
A equipe de educação inclui pessoas com deficiência (PCDs), vítimas de acidentes de trânsito provocados pela mistura de álcool e direção. Eles atuam conscientizando os motoristas e reforçando a mensagem da Operação: “Nunca dirija depois de beber”. A iniciativa é realizada em parceria com o Detran-RJ e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Em Teresópolis, o trabalho conta também com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. Além do Presidente Bernardes e Lions, serão atendidos o Higino da Silveira, o Euclydes da Cunha e o Colégio Estadual Campo Salles. Em breve, outras escolas estaduais serão contempladas com a ação educativa em diversas regiões do estado.

Os estudantes do ensino médio assistiram a uma apresentação dos agentes PCDs da Operação Lei Seca


Durante os 13 anos da Operação Lei Seca, mais de três milhões de motoristas foram abordados em cerca de 30 mil blitz realizadas em todo o estado. O programa retirou das ruas mais de 200 mil motoristas que dirigiam embriagados. Segundo levantamento do Dossiê de Trânsito, feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), comparando os mesmos períodos dos anos de 2019 e 2021, houve redução de 40% no número de vítimas fatais e não fatais em acidentes de trânsito no Estado do Rio de Janeiro.
Em março passado, no aniversário de criação da Lei Seca, o governo estadual anunciou a expansão do programa, ampliando o número de equipes de 15 para 30 e de agentes de 261 para 347, incluindo policiais militares e agentes civis. Além disso, a operação ganhou mais seis vans e oito motocicletas novas em sua frota. Outra novidade que tem reforçado a atuação da Operação Lei Seca nos últimos meses é o uso das câmeras portáteis (bodycams), adquiridas recentemente pelo Governo do Estado. Atualmente, 96 equipamentos são utilizados nas blitzes para dar mais transparência e credibilidade às ações. “Estamos investindo em tecnologia para aperfeiçoar as ações da Lei Seca. Por isso, criaremos a Lei Seca Volante. Com esse trabalho de inteligência, nós vamos combater o aplicativo que identifica a localização das blitzes. A ideia é mudar rapidamente de local, caso seja necessário. A nossa intenção não é de forma alguma punir o cidadão, mas sim salvar vidas”, destaca o secretário de Governo, Rodrigo Bacellar.

TRÂNSITO

A iniciativa é realizada em parceria com o Detran-RJ e a Secretaria de Estado de Educação. Em Teresópolis, o trabalho conta também com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar

Compartilhe:

Edição 27/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE