Projeto da Secretaria Municipal de Cultura, o Cultura de Raiz abre a temporada de 2026 com edição especial neste domingo (04) com a apresentação da Folia de Reis Estrela Guia em três locais: na Igreja de Santo Antônio , no Alto, às 11h; na Feirarte – a popular Feirinha do Alto, às 14h30; e na Matriz de Santa Teresa, a partir das 17h.
Tombado como patrimônio imaterial do Município, o grupo, sob o comando do Mestre Reginaldo da Silva Lopes, mantém viva a tradição da manifestação cultural desde 1982, quando foi criado. Com trajes na cor azul e acessórios típicos, cantadores e instrumentistas entoam versos, lembrando a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus nesta tradicional festividade cultural e religioso.
O festejo
Também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, a Folia de Reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, provavelmente trazida para o Brasil no século XIX. De caráter cultural e religioso, ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, celebrado como Dia de Reis ou Dia dos Reis Magos e que festeja a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus. Entoando músicas tradicionais da cultura popular brasileira, as Folias reúnem vários participantes, que se distribuem em posições que compreendem especializações vocais e instrumentais, numa rica manifestação cultural e artística.
A Secretaria Municipal de Cultura informa que a partir de fevereiro, o Cultura de Raiz voltará a acontecer na Casa de Cultura Adolpho Bloch, sempre no primeiro domingo do mês.







