Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cultura de Raiz presta homenagem a Dorival Caymmi

Segunda edição de 2024 do projeto recebeu grande público e prestigiou artistas locais

Música, trovas, encenação teatral e literatura marcaram a 2ª edição do Cultura de Raiz neste domingo, 02/02, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Com o teatro lotado, os artistas subiram ao palco e deram o seu recado no evento mensal da Secretaria Municipal de Cultura, confraternizando com um delicioso café da manhã típico de roça.

“Estamos voltando às raízes desse programa mensal, valorizando os artistas da cidade e convidados e homenageando, nesta edição, Dorival Caymmi, um músico de grande destaque no cenário nacional. Aproveitamos o evento e fizemos diversos cadastros no Mapa Cultural da cidade, registrando a diversidade da cena artística local”, relatou o secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres, anfitrião do evento, ao lado do subsecretário Arnaldo Almeida e equipe.

Músico Fernando Mello, subsecretário Arnaldo Almeida e o secretário de Cultura, Wanderley Peres, no Cultura de Raiz. Foto: AsComPMT

No palco: Com apresentação do produtor rural Beto Selig em cenário de roça, o Cultura de Raiz abriu espaço para cantores e compositores. De Teresópolis, o músico Fernando Mello alegrou a plateia com três sucessos de Dorival Caymmi: Maracangalha, Samba da Minha Terra e Suíte do Pescador. “O Cultura de Raiz é um projeto sólido, que resiste às gestões”, opinou. De Guapimirim, o convidado Irio Lima cantou ‘Cultura de Raiz’, composição própria em homenagem ao evento. “Fui muito bem acolhido por Teresópolis e fiz esta canção para o projeto, do qual participo há vários anos”, contou.
Entre os vários artistas populares que passaram pelo palco para mostrar a sua arte estão os Irmãos Edson e Moacir Rosa com a moda de viola ‘Hoje está fazendo um ano’, de Silveira & Silveirinha; a cantora e compositora Sandra Saan, com bela interpretação da música ‘Nem eu’, de Dorival Caymmi; os animados Félix do Forró e Crésio da Vila, com acordeão, zabumba e triângulo; o subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida; e a trovadora Araci Cunha e seus versos encantadores.

A trovadora Araci Cunha recita seus versos. Foto: AsComPMT

Teatro e literatura: A Cia. de Teatro Serra Encena, de Teresópolis, apresentou o espetáculo ‘Ser ou não Ser’, de Rui Carvalho e Sandra Saan. Na performance, os atores Rosinha Cris, Celso Crisóstomo, Elaine Vinter, Anderson Glória e a professora assistente Estrela Mattos abordaram os desafios de um artista de teatro. Já a escritora Luiza de Albuquerque divulgou o seu livro ‘Senhora Maia – Contos e outros textos’. “É muito importante receber esse apoio para a divulgação dos trabalhos de literatura, principalmente quando as pessoas lêem cada vez menos”, opinou.

Aplausos : O público aplaudiu, cantou e dançou, acolhendo os artistas populares. “É fundamental para a cidade ter um espaço mais voltado para a cultura popular”, disse o professor Jorge Sapia, prestigiando pela primeira vez o Cultura de Raiz. “Nesse evento, as pessoas têm espaço para mostrar arte e o público. A oportunidade de acompanhar belas apresentações populares”, destacou Luciana de Paula, acompanhada do marido Marco Esteves e do filho, Tallis.

Público prestigia mais uma edição do Cultura de Raiz. Foto: AsComPMT

Edição 01/02/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Traficante é preso tentando entrar em Teresópolis

Polícia prende autores de assaltos em Teresópolis

Famílias de diversos bairros participam do “Domingo no Parque”

PRF apreende duas toneladas de maconha na BR-116

PRF apreende quase quatro mil garrafas de azeites sem nota fiscal

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE