Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Curso de Acompanhante de Idosos gratuito

Iniciativa é uma parceria da Prefeitura, Feso e Maçonaria

Com o objetivo de desenvolver pessoas que estejam trabalhando ou pretendam trabalhar diretamente como acompanhantes de idosos, em situações de dependência ou não estimulando o autocuidado, está sendo realizado o Projeto Qualificação Profissional para Acompanhantes de Idosos. O curso, que começou no dia 30 de setembro, acontece em parceria com a Feso, Maçonaria Loja de Teresópolis Primeira nº 21, e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Meudon. Os alunos passaram pela avaliação técnica da assistente social do CRAS Meudon, Janaina Felix, para análise do perfil socioeconômico e serão acompanhados até o término do curso. A formatura está agendada para 13 de dezembro deste ano. 
“O curso torna real o sonho em capacitar-se para uma função que habilite o interessado a ingressar no mercado de trabalho como acompanhante de idosos, faixa da população que vem crescendo consideravelmente e que requer cuidados formais, desenvolvidos com ética e humanismo” cita a coordenadora do projeto, professora mestre em Enfermagem da Feso e doutora em Ética, Bioética e Saúde Coletiva, Selma Vaz Vidal.

A capacitação
O curso é presencial, com aulas duas vezes por semana, e carga horária de 80 horas, divididas em IV módulos (Modulo I – Aspectos gerais para a saúde; Modulo II – Higiene e conforto; Modulo III – O acompanhamento do Idoso; e Modulo IV – Educação e promoção da saúde). Os dez usuários selecionados são da área de abrangência do CRAS Meudon, sendo cinco do bairro Meudon e cinco da comunidade do Vale da Revolta.
Ao final de cada módulo será feita uma avaliação somativa e o certificado de conclusão do curso será entregue aos alunos. Fazem parte do projeto também a professora de Enfermagem da Feso Benisia Maria Barborsa Cordeiro Adell e o organizador e advogado Dr. Antonio Amadeu da Silva Laginestra. O custeio do curso é gratuito para o inscrito, com benefício de lanche e passagem de ida e volta do usuário custeados pela Maçonaria Loja de Teresópolis nº 21.

 

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Edição 18/08/2022
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Notícias falsas nas eleições de 2020 preocupam especialistas

Policial de férias prende acusado de tráfico na entrada da cidade

Policial civil denunciado por lavagem de dinheiro é preso no Rio

Magalu vai abrir loja em Teresópolis e inicia processo de contratação

Petrópolis x Teresópolis, a travessia mais bonita do Brasil