Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Curso de Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos com inscrições abertas em Teresópolis

Programa do Instituto Yduqs permite que os alfabetizandos aprimorem leitura e escrita. Aulas são gratuitas e todo material é fornecido

Há seis anos, o Instituto Yduqs – responsável por ações sociais em diversas unidades de ensino superior – realiza, em parceria com a Estácio, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. A edição do primeiro semestre de 2024 marca a ampliação do programa que, depois do sucesso na unidade de Teresópolis, agora passa a contemplar, nacionalmente, uma nova etapa educacional em que os alfabetizandos poderão fortalecer os conhecimentos adquiridos. Neste segundo módulo, os estudantes terão a oportunidade de exercitar a leitura, interpretação de texto e escrita. As inscrições para o primeiro semestre de 2024 podem ser realizadas até o dia 05 de fevereiro, no site https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao . Vale destacar que o programa é gratuito e inclui todo o material didático necessário.
“Ao longo de seis anos, consolidamos a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e construímos, com empatia, um importante legado para mais de 1300 alfabetizados. Estamos prontos para darmos um novo passo em 2024: o lançamento nacional do módulo II que irá atender aos estudantes que desejam desenvolver ainda mais a leitura e a escrita, ampliando sua autonomia pessoal e contribuindo para uma sociedade com mais dignidade e equidade”, comemora Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs.
O módulo II de Alfabetização, já presente há alguns anos na unidade de Teresópolis, foi elaborado pelos professores que integram a equipe do Programa para atender aos alunos que desejavam continuar a desenvolver a leitura e escrita, após o término do módulo I. A partir do primeiro semestre de 2024, todos os estudantes que realizarem o módulo I poderão cursar automaticamente o módulo II. Além disso, o módulo II ampliará significativamente a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, atendendo também ao público que se enquadra no analfabetismo funcional, independentemente da participação no módulo inicial.
“O Programa de Alfabetização e Letramento em Teresópolis têm contribuído com a melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas. Em todos os semestres nos deparamos com turmas cheias e uma fila de espera significativa de pessoas que desejam participar do projeto. A procura tem sido tão grande que estamos pensando em abrir mais uma turma de cada módulo para poder atender a essa demanda. Para que isso seja possível estamos ampliando o recrutamento de alunos da Pedagogia e de outros cursos das (de) Licenciaturas para atuarem como auxiliares em sala de aula. Além disso, para o próximo semestre iremos abrir vagas de estágio para os alunos do curso normal. Estou muito feliz com a evolução do projeto e acredito que ainda veremos muitas vidas transformadas”, revela Roberta Rollemberg, coordenadora do Programa em Teresópolis.

Iniciativa é destaque
O programa conta mais de 70 integrantes entre coordenadores, professores e alunos dos cursos de licenciaturas da Estácio e tem a atriz Malu Mader como embaixadora. A iniciativa, que já formou mais de 1.300 estudantes, na faixa etária entre 20 e 70 anos, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno de 14 campi de ensino da Estácio.
Infelizmente, o analfabetismo ainda é um assunto muito sério em nosso País, pois segundo a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atualmente, 5,6% da população brasileira é analfabeta e, por conta disso, é preciso reforçar a importância de saber ler e escrever para os indivíduos de nossa sociedade.
O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania. As novas turmas (módulo I e módulo II) serão abertas nas Regiões Sudeste (Rio de Janeiro e São Paulo); Nordeste (Natal e Salvador); Norte (Manaus) e no Centro-Oeste (Distrito Federal/Brasília).

SERVIÇO
Inscrições e informações: https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao
As inscrições já estão abertas e as aulas acontecerão a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2024.

  • Estácio Teresópolis – Rua Nilza Chiapeta Fadigas, nº 488 – Várzea.

Edição 22/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Temporal mata cinco pessoas no estado do Rio

LADRÕES DE RESIDÊNCIAS: Troca de tiros e quadrilha presa na Barra do Imbuí

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

Bolsonaro não responde à PF em depoimento sobre golpe de Estado

Governo do Estado atua nas cidades afetadas pelas chuvas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE