Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Curso gratuito para porteiros sobre gestão de segurança

Aumento do número de serviços de entrega é um dos pontos que deve ser observado

Antonio Pereira da Silva está há 20 anos olhando o vaivém de moradores do prédio em que trabalha. Há uma semana, entretanto, seu olhar está ainda mais apurado na portaria. Aos 54 anos e com o certificado de conclusão do Curso de Porteiros do Programa Segurança Presente nas mãos, ele se sente mais preparado para contribuir com a segurança e o bem-estar de todos do condomínio. – Um ponto específico do curso que achei muito interesse foi o trato com os entregadores. Na pandemia, o movimento deles aumentou muito. Antes de abrir, precisamos ver se o morador realmente pediu entrega de algo. A gente acaba agindo no automático e abrindo a porta. Eu e os outros porteiros que fizemos o curso estamos mais atentos – avalia.
Antonio foi um dos quase mil profissionais que participaram do último curso on-line de gestão de segurança predial, oferecido gratuitamente pelo Programa Segurança Presente. A próxima turma está prevista para começar em junho. As inscrições podem ser feitas pelo site do Segurança Presente (www.segurancapresente.rj.gov.br) e pelas redes sociais (Facebook: Operação Segurança Presente /  Instagram: @segurancapresente).
Coordenadora do curso, a major PM Laila Fernanda de Castro Gonçalves explica que ter funcionários capacitados nos prédios é importante não só para os moradores e para o próprio porteiro, como também para ajudar os agentes do Programa Segurança Presente. – O curso foi idealizado com o intuito de promover a integração do Segurança Presente junto à sociedade fluminense. Com ações educativas e de orientação, conseguimos capacitar porteiros e outros profissionais que acabam sendo fundamentais para as ações preventivas promovidas pelo programa – explica ela. 
Subsíndico do prédio em que o Antonio trabalha, Julio Cesar Conceição Goes decidiu fazer o curso ao lado dos demais funcionários do condomínio. Agora, o próximo passo é adotar os ensinamentos na gestão. – Todos os cinco porteiros e o funcionário da limpeza fizeram o curso. Todos nós assistimos juntos. Vamos aplicar novas normas de conduta aqui. Enfatizei muito sobre a entrada e saída de veículos, assim como os cuidados de combate a incêndio – destaca Julio. 
O curso é ministrado por servidores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, e aborda os seguintes tópicos: – Noções básicas sobre rede de apoio à população em situação de rua; – Noções básicas de Segurança Predial; – Noções de Primeiros Socorros;  – Noções básicas de Combate a Incêndios.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 01/11/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sine Teresópolis anuncia 235 vagas de emprego

Escola Municipal de Música de Teresópolis abre inscrição para 58 vagas

Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, morre aos 73 anos

Concurso da Prefeitura: banca deve ser definida até o início de dezembro

Efeito Caramelo: sucesso de filme incentiva e impulsiona a adoção de cães

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE