Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

DE TERESÓPOLIS PARA A ÁSIA CENTRAL: Teresopolitano escala o “Lenin Peak”, de 7134 metros de altitude

Leonardo Dias foi o sexto brasileiro a pisar no cume da imponente montanha, que fica entre Quirguistão e Tadjiquistão

Marcello Medeiros

Em 14 de maio de 1995 Mozart Catão colocou o seu nome e o do Brasil no Livro dos Recordes ao escalar, junto com Waldemar Niclevicz, a montanha mais alta do mundo, o Everest, com 8.848 metros de altitude. Eles foram os primeiros brasileiros a realizar essa façanha. Esse e outros grandes feitos realizados pelo teresopolitano Catão, falecido no Aconcágua três anos depois, inspiraram montanhistas do país inteiro a sonhar mais alto e, logicamente, os nascidos ou moradores na Terra de Teresa. E um desses “herdeiros” da garra e disciplina de Mozart é o montanhista teresopolitano Leonardo Dias da Costa, que, no último dia 14, realizou uma escalada concluída por apenas seis brasileiros até hoje: ele chegou ao cume do Pico Lênin, o “Lenin Peak”, de 7134 metros de altitude, localizado na fronteira entre Quirguistão e o Tadjiquistão, na cordilheira do Pamir, na Ásia Central.

Léo foi o sexto brasileiro a pisar no cume do “Lenin Peak”, de 7134 metros de altitude


A famosa e cobiçada montanha fica no chamado roteiro dos “Leopardos das Neves”, que são as formações rochosas acima dos sete mil metros localizadas no antigo território da União Soviética, sendo elas o Ismoil Somoni Peak (7495m), o Jengish Chokusu (7439m), o Ibn Sina Peak (7134m, nome local do Pico Lênin), o Pico Korzhenevskaya (7105m) e o Khan Tengri (7010m). Antes de Leonardo, estiveram no cume do “Lenin Peak” Waldemar Niclevicz e Irivan Burda, em 2009, Victor Carvalho, em 2013, Bruno Versiani, em 2014, e Cláudia Bento, em 2017.
“Evidentemente, pela localização, trata-se de expedições em países extremamente exóticos, que misturam a cultura russa, que dominou a região, com a cultura mongol, turca e muçulmana, que sempre influenciou a Ásia Central. Alguns dos países onde ficam os Leopardos, como o Tadjiquistão, sofre com agitações políticas por conta da influência do Al Qaeda do vizinho Afeganistão. Escalar estas montanhas é uma grande aventura em todos os aspectos”, destaca o portal Alta Montanha, site especializado no assunto.
Experiente guia na Região Serrana, com profundo conhecimento na Serra dos Órgãos e Três Picos, Leonardo Dias da Costa também tem no currículo diversas outras montanhas e rotas no Brasil e no exterior, tendo passado pela Patagônia, feito cume do Aconcágua (em solitário, em 2003), do Cotopaxi (5.987m, o maior vulcão ativo do planeta, no Equador), do Huayna Potosi (6.088m, na Bolívia) e do Mont Blanc (4.808m, na França), entre outros.

Leonardo Dias da Costa, experiente guia de Teresópolis, mais uma vez se destaca no exterior

Expedição teresopolitana
Léo “Popaye”, como é mais conhecido pelos amigos mais antigos, não viajou para a Ásia Central sozinho. Fizeram parte da expedição os também teresopolitanos Flávio Eduardo Cupello e Ramon Pagio, que por diferentes dificuldades não chegaram, dessa vez, ao almejado cume do Pico Lênin. “Fui a 4.400 de altitude, mas tive uma inflamação nos brônquios e, em dado momento, não conseguia nem andar. Por recomendação médica tive que descer do C1 para o acampamento base, voltando a cavalo, inclusive”, explica Flavinho, que via rádio acompanhou a incursão dos amigos montanha acima. Ramon, que em 2018 fez cume do Cotopaxi junto com Léo, dessa vez ficou no campo três, a 6100 de altitude. “Tivemos que escolher uma estratégia bem arriscada devido ao nosso cronograma e ao clima. Chegamos ao C3 sem aclimatação prévia e Léo atacou o cume no mesmo dia. Eu decidi não tentar, pois não estava 100% para esse ataque, que seria longuíssimo. Fiquei no C3 esperando e mantendo comunicação até o seu retorno, que ocorreu 16h depois”, relata o montanhista e também tenista Ramon.

A famosa e cobiçada montanha fica no chamado roteiro dos “Leopardos das Neves”, que são as formações rochosas acima dos sete mil metros localizadas no antigo território da União Soviética

Edição 15/01/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mais de 400 quilos de drogas foram apreendidos em Teresópolis no ano passado

Polícia investiga suposto envenenamento de bebê com raticida em Teresópolis

Teresópolis: Pedinte ameaça mulher para receber Pix, na Várzea

Dois jovens flagrados vendendo drogas na Quinta-Lebrão em Teresópolis

Meio Ambiente começa a operar o Borboletário Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE