Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Decreto define medicina, direito e odonto como cursos presenciais

Nova política de educação a distância cria a modalidade híbrida

Daniella Almeida – Agência Brasil

Os cursos superiores de medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia devem ser ofertados exclusivamente no formato presencial. A medida, determinada pelo decreto da Nova Política de Educação a Distância (EAD), assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta segunda-feira (19), em Brasília, também determina que os demais cursos da área de saúde e licenciaturas deverão ser ofertadas nos formatos presencial ou semipresencial (híbrido).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o foco do novo marco regulatório é “o estudante e a valorização dos professores: a garantia de infraestrutura nos polos, a qualificação do corpo docente, a valorização da interação e mediação para uma formação rica e integral, independentemente da distância física.”

Na cerimônia no Palácio do Planalto, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o marco regulatório traz regras mais claras para garantir qualidade da oferta.

“Nós acreditamos que a educação a distância pode proporcionar ao estudante uma experiência rica quanto aos demais cursos, desde que haja um efetivo compromisso de todos com o processo de ensino e aprendizagem, que se estabelece nesse modelo”, diz Camilo Santana.

As instituições de ensino superior terão dois anos de transição para adaptação gradual dos cursos.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 13/02/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Patrulha Maria da Penha reforça proteção às mulheres no Carnaval de Teresópolis

Dia de ‘beber e rir’ na avenida em Teresópolis

GCM apreende armas brancas após tumultos na praça da Barra

Feirinha do Alto com horário especial

Parque Nacional da Serra dos Órgãos abre cadastro para condutores de visitantes

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE