Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa Civil de Teresópolis apresenta Plano Verão 2022/23

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresópolis apresentou nesta terça-feira (20), no Teatro Municipal, na Prefeitura, o Plano Verão 2022/23

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresópolis apresentou nesta terça-feira (20), no Teatro Municipal, na Prefeitura, o Plano Verão 2022/23, conjunto de ações para o enfrentamento de ocorrências envolvendo chuvas fortes e que visa dar pronto atendimento à população em situações de emergência.

O secretário municipal de Defesa Civil, Coronel Albert Andrade, explicou qual o objetivo e como funciona o plano. “O Plano Verão integra o Plano de Contingência da Defesa Civil, documento em que o órgão define os procedimentos a serem tomados pela gestão municipal em resposta a emergências e desastres naturais. Também mobiliza setores estratégicos da Prefeitura e instituições da cidade para que, com iniciativas alinhadas, possam atender com rapidez a população”.

Coronel Albert também destacou que o documento segue as diretrizes da Lei Federal 12.608/2012; citou em quais locais estão instaladas as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme e os pluviômetros instalados pelo governo federal, por meio do projeto RedeGEO/Cemaden, em alguns bairros de Teresópolis. Também explicou sobre o Protocolo de Mobilização de Alerta Sonora, sobre os níveis de alerta e alarme (Normalidade, Atenção, Alerta e Alarme) e o Estado Operacional da Defesa Civil em cada nível (Vigilância, Sobreaviso, Prontidão e Ordem de Deslocamento).

O Secretário Municipal Marco Antonio da Luz (Segurança Pública) e membros de outras secretarias municipais participaram da apresentação. Também estiveram presentes no lançamento do plano, oficiais do 30º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e do 16º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar).

Ações de preparação

As ações de preparação incluem, por exemplo, atividades de planejamento de contingências; desenvolvimento de rotinas para a comunicação de riscos; capacitações e treinamentos; e exercícios simulados de campo. Recentemente foi realizado o exercício simulado de desocupação de área vulnerável, nos bairros do Caleme e Rosário. Assim como a capacitação de agentes públicos para atuar junto à voluntários na gestão de pontos de apoio e abrigos temporários.

Compartilhe:

Edição 25/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Estufa com 38 quilos de maconha é encontrada em Teresópolis

CBF: Polícia prende grupo que desvia materiais da Granja Comary, em Teresópolis

Duas novas exposições na Casa da Memória em Teresópolis

Câmara de Teresópolis realiza audiência pública sobre autismo

Evento gratuito reúne empreendedores e promove rodada de negócios em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE