Depois de vários dias de um Inverno atípico, com temperaturas acima da média, a chegada de uma frente fria mudou drasticamente o clima na Região Serrana. O sábado foi bastante chuvoso e, depois da precipitação, a “friaca” característica dessa época do ano se apresentou com força. Na zona urbana, termômetros marcando perto de zero grau e, nas áreas de montanha, ficou abaixo da marca limite. No Parque Estadual dos Três Picos, por exemplo, a manhã de domingo foi marcada por uma “super geada”, com toda a área de gramado e vegetação rasteira cobertas pela fina camada de gelo. O termômetro instalado no núcleo de montanha do PETP marcou -1º nas primeiras horas do dia. Foi a terceira e mais intensa do ano registrada no Vale dos Deus, que fica na divisa entre Teresópolis e Nova Friburgo, e, pela terra de Teresa, pode ser acessado através de caminhada pelo Vale dos Frades. Fica por lá o Núcleo de Montanha do PETP e o acesso de montanhas como a Cabeça de Dragão e Caixa de Fósforos.
Fenômeno natural caracterizado pela formação de uma fina camada de gelo sobre a superfície, a geada está atrelada às condições atmosféricas de frio intenso e forma uma fina camada de gelo sobre as superfícies terrestres. Geralmente, ocorre o congelamento das camadas de orvalho, expostas nas superfícies de folhas, terrenos e outros elementos. É preciso estar próximo ou abaixo de zero grau. Outra curiosidade é que há dois tipos, a “Branca”, marcada pela presença de cristais de gelo de coloração tipicamente branca nas superfícies expostas, podendo causar prejuízo superficiais nas lavouras, e a “Negra”, mais intensa, que causa danos às estruturas vegetais e deixam as plantas com aspecto de queimado.
A previsão para os próximos dias é de mais frio, principalmente nas primeiras horas da manhã. Segundo o site Climatempo, nesta terça-feira a mínima deve ficar em 7º graus, assim como na quarta. Na quinta, previsão de 10º graus e, a partir daí, com o dia começando na casa dos 14º. Já o TempoAgora indica que a partir de quarta já começa a “esquentar”, mas na casa dos 11º graus. Nesta segunda-feira, a Defesa Civil de Teresópolis emitiu alerta de frio intenso até pelo menos quarta-feira.
Setor de turismo agradece
Apesar do risco de prejuízo para os produtores rurais, quanto mais frio, melhor para o turismo local. Afinal, se trata de uma condição climática comum nas regiões de serra e que atrai quem não está acostumado com o “geladinho” das manhãs ou fenômenos como as geadas. Recentemente, a Associação de Hotéis do Estado (ABIH-RJ) destacou a importância do frio para a alta temporada de visitação. A menor temperatura já registrada em Teresópolis ocorreu em 10 de junho de 1933, quando os termômetros na área urbana marcaram -1,4ºC.