O Degase e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo se reuniram na sede da prefeitura da cidade na última quinta-feira (02/03), com o objetivo de estreitar os laços, alinhar expectativas e pensar em ações a favor da comunidade socioeducativa local. Um dos pontos discutidos foi a oferta de serviços e a inclusão dos jovens atendidos pelo Degase, de forma direta, nas oportunidades promovidas pelo município.
O encontro aconteceu após a articulação inicial com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas para a Juventude, culminando nesta reunião onde estiveram presentes o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon; o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Diego Asht; o diretor-geral do Degase, Victor Poubel; a diretora de Profissionalização do Degase, Bianca Veloso; e a diretora de Parcerias Estratégicas do Degase, Mirtes Bandeira. Após o encontro, os parceiros foram visitar o Centro de Socioeducação Dr. Antonio Elias Dorea de Araújo Bastos (Cense Nova Friburgo) e o Colégio Estadual Gildo Cândido da Silva, que funciona no local, sendo recebidos pelo diretor da unidade socioeducativa, Bruno Rodrigues.
Para o diretor-geral do Degase, Victor Poubel, o trabalho em rede fortalece a política de atendimento socioeducativo.
– Juntos vamos trabalhar firme para a construção de um plano de trabalho que se efetive em oportunidades de formação e inserção profissional dos socioeducandos que atendemos – reforçou o diretor.
Formações e parceiros envolvidos
Entre os cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo estão os cursos de Corte e Costura; Informática; e Educação Financeira. A prefeitura da cidade e suas secretarias trabalham de forma integrada, portanto, as demandas recebidas pela Subsecretaria de Trabalho e Renda, referentes às vagas de emprego que precisam ser preenchidas por pessoas com formação e/ou experiência profissional, são o ponto de partida para a construção dos cursos ofertados.
As áreas das formações e qualificações profissionais consideram a vocação profissional do território, já que a cidade é um conhecido pólo têxtil e o mercado vem se fortalecendo cada vez mais movimento a cidade em todas as outras atividades.
Para a diretora de Profissionalização do Degase, Bianca Veloso, o trabalho integrado dos órgãos públicos tem muito potencial.
– Somente unindo forças e trabalhando em conjunto é que conseguiremos apoiar os jovens e seus familiares atendidos pelo sistema, beneficiando a sociedade como um todo – finalizou.