Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Delino Tomé correu 310 quilômetros na ciclofaixa e arrecadou 240 quilos de alimentos

Atleta correu durante 48 horas seguidas, tendo como foco pedir doações para instituições

Marcello Medeiros

Que exemplo você pretende deixar para os seus filhos ou para as pessoas estejam no seu entorno? Se você ainda não pensou nessa questão, é um tema que merece ser colocado como prioridade na sua vida. E, caso ainda não tenha ideia da importância dessa herança, que vai muito além de posses, vale pesquisar um pouco sobre a história do ultramaratonista Delino Tomé. O “mineiro-teresopolitano”, que nasceu em Varginha (MG) e escolheu a Barra do Imbuí para viver e constituir família, passou de uma vida errônea décadas atrás a um modelo de superação e solidariedade. No último fim de semana, ele concluiu mais um projeto daqueles que dá orgulho de comentar por aí: correu uma ultramaratona na ciclofaixa de Teresópolis com o objetivo de arrecadar donativos para instituições de caridade, além de pedir doações de sangue para o Hemonúcleo Municipal. E o esforço valeu a pena. Em 48 horas, entre quinta-feira e sábado, ele percorreu 310 quilômetros no trecho entre as avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré e arrecadou 240 quilos de alimentos, além de outros itens.

“Foi muito bom ver a alegria das crianças recebendo, me abraçando, é uma sensação que não tem preço”, conta Tomé. Foto: Acervo Pessoal

Toda a arrecadação foi separada no domingo e, nesta segunda-feira, 02, entregue para o Centro Social São José, no bairro do Alto, e o Lar Feliz, instituição que abriga idosos no Segundo Distrito de Teresópolis. “Arrecadamos 240 quilos de alimento, entre arroz, feijão, açúcar, trigo, fubá, além de leite, latas de óleo e produtos de higiene. Mas, melhor do que somente isso, foi muito bom ver a alegria das crianças recebendo, me abraçando, é uma sensação que não tem preço. Quero agradecer a todos que doaram ou ajudaram do jeito que puderam, correndo um pouco comigo, fazendo orações, divulgando o projeto”, conta Delino, que deu 62 voltas na ciclofaixa.

Disposição e coração
Aos 69 anos, Delino Tomé divide o trabalho pesado na área da construção civil com os treinos nas ruas e estradas do município, tendo como objetivo manter a preparação física para continuar representando nosso município em competições em todo o Brasil e até no exterior – ele já participou de provas em Portugal e Argentina. Nos últimos anos, venceu ou obteve boas colocações em provas duríssimas em várias partes do país, o que fez com que virasse referência nesse esporte que exige muita preparação física e psicológica. Afinal, além das grandes distâncias, é preciso manter o corpo de pé praticamente sem dormir ou se alimentando durante o percurso. Tamanha disposição e bons resultados tem permitido que o atleta continue a sonhar em participar de competições importantes e, mais do que isso, a realizar projetos como o que concluiu em Teresópolis no último fim de semana.

Em 48 horas, entre quinta-feira e sábado, Delino percorreu 310 quilômetros no trecho entre as avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré. Foto: O Diário

História de vida
Em 1976 Delino Tomé adotou Teresópolis como sua cidade. Em sua trajetória, a primeira prova oficial, aos 50 anos de idade, teve um percurso de 84km divididos em 2 dias. Delino surpreendeu, alcançando uma ótima colocação geral e a primeira posição em sua categoria. Daí pra frente, muitas conquistas, pódios e medalhas: Campeão da Ultramaratona Thermas Hondo Argentina 2019, Ultramaratona do Paraná 2019 (ambas provas de 48hrs), da Ultramaratona Brasil de Caieiras 2020 (em São José dos Pinhais), entre outras. Colecionou quilometragem incrível e admirável, chegando a ir para a Europa por duas oportunidades para competir.

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE