Marcello Medeiros
As fortes chuvas que atingiram Teresópolis entre sexta-feira e a madrugada de domingo elevaram o nível do Paquequer, fazendo com que o rio transbordasse em alguns trechos do seu curso. Além disso, com a força da água houve desbarrancamento em vários pontos. No bairro de Santa Cecília, por exemplo, grandes árvores plantadas às margens da Rua Beira-Rio tombaram e fecharam parcialmente a passagem da água. As raízes arrastaram parte da lateral da via pública, onde rotineiramente ficam estacionados caminhões de aluguel e prestação de serviços. Um pouco mais abaixo, nos fundos da 110ª Delegacia de Polícia, também houve desmoronamento da lateral do curso d´água, deixando bem próximo da margem veículos apreendidos há anos pelas forças de segurança do município.
Problemas semelhantes foram registrados em outros trechos do Paquequer, mas o que mais “chamou a atenção” ocorreu na região central do município. Na madrugada do último sábado (23), o muro da Praça de Esportes Radicais Brian Santos desmoronou em direção ao rio. A lateral da estrutura havia sido mexida recentemente, em obra do projeto “Limpa Rio”, com o objetivo de diminuir o assoreamento. Enquanto O Diário registrava a situação, vizinhos alertaram que trecho do barranco havia sido cortado de forma ríspida, o que pode ter contribuído com o tombamento do muro.
A retirada das árvores do bairro de Santa Cecília deve ser realizada pelo Inea – Instituto Estadual do Ambiente, mas ainda não foi divulgado nenhum cronograma de ações em Teresópolis.
Da Serra ao interior
O Paquequer nasce no alto da Serra dos Órgãos, nas proximidade das montanhas “São Pedro” e “Sino” e descem direção à sede Teresópolis da unidade de conservação ambiental. Na tarde da última sexta-feira, O Diário mostrou que o rio já estava com um volume impressionante, transformando a Piscina Slooper, perto da portaria do parque, em uma cachoeira assustadora. No trecho a seguir, embaixo da ponte da antiga Estrada de Ferro Teresópolis, a pressão da água também era de causar espanto. Em seguida, estivemos na Ilha do Caxangá, onde o Paquequer estava muito próximo de transbordar e a sirene do sistema de alerta e alarme da Defesa Civil estava acionada. Depois de cruzar a zona urbana do município, o rio segue para o Segundo Distrito, recebendo dezenas de outros pequenos cursos d´água e chegando à sua foz em Providência, onde o Paquequer deságua no Rio Preto. No sábado, vizinhos registraram o transbordamento no encontro dos cursos d´água.