Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Desenvolvimento Social e Defesa Civil vão acolher pessoas em situação de rua em Teresópolis

Secretário Valdeck Amaral faz apelo à população para que doe cobertores e agasalhos

Luiz Bandeira

Nos próximos dias as temperaturas vão baixar a previsão é de que chegue até seis graus em Teresópolis, com incidência de muitos ventos, e eles podem vir fortes devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão estacionado próximo ao nosso litoral. A nebulosidade irá variar de céu nublado a parcialmente nublado e há a previsão de chuva fraca em pontos isolados. Como diz o ditado, para manter a saúde, “cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém”, por tanto é recomendado ficar abrigado deste frio e se agasalhar bem. Porém, nem todo mundo vai ter a possibilidade de se abrigar desse frio que está por chegar a nossa região e a população em situação de rua, que encontra abrigo nas calçadas da cidade, precisa de atenção e assistência neste momento. Na segunda-feira, 16, as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e de Defesa Civil promoveram uma reunião para definir os protocolos de acolhimento para a População em Situação de Rua (PSR). Participaram do encontro o Secretário e a Subsecretária de Desenvolvimento Social, Valdeck Amaral e Iracema Toledo, o Subsecretário da Defesa Civil, Tenente Nascimento, o agente Daniel Pinheiro, a Coordenadora e o responsável pela equipe de abordagem do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), Karla Figueiredo e Willy Bluhm e o Pastor Marcos, responsável pelo Abrigo Sopão.
As lideranças definiram as melhores estratégias para abordar e encaminhar os PSR para o abrigo ou fornecer cobertores para proteger aqueles que se recusarem a ser abrigados. A ação que faz parte da política de acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, da Secretaria de Desenvolvimento Social, seria intensificada no inverno, mas devido à proximidade desta frente fria houve consenso em definir logo as estratégias e pô-las em prática diante do risco para a saúde das pessoas desabrigadas.
O secretário Valdeck Amaral falou ao jornal O Diário e Diário TV da importância dessa ação em conjunto em prol dos menos favorecidos. “Diante das informações que nós tivemos dos dias frios e das noites frias que teremos, nós chamamos a Defesa Civil, que nos apoia nesse momento e também a nossa equipe de abordagem do CREAS e ainda o Sopão que é a nossa instituição que aceita e que recebe os nossos PSR, a população em situação de rua, e o nosso objetivo é fazer que com o nosso trabalho seja efetivo nessa área e que nós não tenhamos nenhum problema por causa do frio que está vindo”, enfatiza.
O secretário também destacou a importância da integração com outros entes da municipalidade. “É muito importante essa integração e esse contato que a gente fez com a Defesa Civil, com as instituições de acolhimento, que cuidam da população em situação de rua. Estamos tendo todo o cuidado para que o frio que está vindo não traga maiores danos para a saúde destas pessoas que infelizmente ficam na rua, o nosso objetivo é fazer com que elas sejam acolhidas” pontuou Valdeck Amaral.

Doações
O secretário ainda fez um apelo para que população que tem condições que ajude nesse movimento de acolhimento dos mais necessitados doando agasalhos e cobertores, materiais que serão muito importantes nos próximos dias. As doações podem ser entregues na unidade do CREAS, localizada na Rua Carmela Dutra, 812, em Agriões, bem perto da sede do jornal O Diário e Diário TV. Para pedir atenção a uma pessoa em situação de rua é só entrar em contato pelo telefone do plantão de abordagem especial de inverno, pelo telefone (21) 92005-2021.

As doações podem ser entregues na unidade do CREAS, localizada na Rua Carmela Dutra, 812, em Agriões

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeito quer autorização da Câmara para gastar o dinheiro da água

Albuquerque: manilhas usadas em obra da PMT foram compradas por moradores

Edinar Corradini lança livro nesta quinta-feira, 18

PL define pré-candidato Alex Castellar com Davi Serafim para vice

Deputado Serafini sai em defesa dos produtores orgânicos de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE