Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Detran RJ autoriza instrutores autônomos para aulas de direção

Profissionais poderão começar a atuar a partir de 8 de setembro, ampliando as opções para candidatos à habilitação

O Detran RJ autorizou cerca de 120 instrutores autônomos a atuar no estado do Rio de Janeiro, ampliando as opções disponíveis aos candidatos à habilitação. Os profissionais poderão iniciar as atividades a partir de 8 de setembro. A permissão tem validade de um ano e pode ser renovada mediante a manutenção das exigências. A listagem foi publicada na edição de 2 de setembro do Diário Oficial do Estado. Com a medida, os candidatos passam a contar também com instrutores autônomos para a realização das aulas práticas de direção. A iniciativa atende à Resolução Contran nº 1.020/2025 e à Portaria Detran RJ nº 7.082/2026, que regulamentou o serviço.
Na prática, o candidato poderá contratar diretamente um dos profissionais autorizados pelo Detran RJ para realizar sua formação prática. As aulas serão registradas no sistema oficial e, após o cumprimento da carga horária mínima exigida, o candidato estará apto a realizar o exame prático de direção. A contratação de instrutores autônomos é uma opção para os candidatos, que também podem realizar a formação prática com os serviços oferecidos pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), que seguem como uma das alternativas para quem busca obter a habilitação.

Segurança para os candidatos
O Detran RJ analisa os pedidos de autorização por meio da Divisão de Aprendizagem, verificando o cumprimento dos requisitos previstos na regulamentação. Após a validação, o departamento acompanha e fiscaliza a atuação dos instrutores, garantindo o cumprimento das normas e a segurança dos candidatos durante a formação.

Teresópolis 20/10/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

CMEI promove atividades lúdicas, contato com animais e experiências científicas para celebrar o Dia das Crianças

Lula diz que vai entregar nesta terça-feira ao TSE pedido de abertura de sigilo

Homem é detido após tentar furtar R$ 840 em carnes e energéticos em supermercado de Teresópolis

Conselho Municipal de Saúde se reúne nesta terça-feira

Polícia investiga morte de homem em Ponte Nova

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE