Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Detran.RJ lança a solicitação simplificada de segunda via de CNH; confira o passo a passo

Novo serviço deve ser solicitado no Posto Digital, no site do Detran.RJ, eliminando necessidade de atendimento presencial

O Detran.RJ lançou, nesta terça-feira (25/10), o processo simplificado de pedidos de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A solicitação será feita de forma totalmente eletrônica, pelo Posto Digital do Detran.RJ, eliminando a necessidade de o usuário agendar o atendimento presencial em um posto. O cidadão só terá de comparecer à unidade do Detran de sua escolha na hora de receber o novo documento.

– Com a segunda via de CNH Simplificada, o Detran.RJ dá mais um importante passo para facilitar a vida dos usuários, tornando os serviços mais rápidos e acessíveis. Melhorar a qualidade do atendimento é uma das principais metas desta gestão – afirmou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Vale lembrar que, para que o pedido possa ser feito pelo Posto Digital, o usuário não poderá fazer qualquer mudança de dados cadastrais em sua CNH, pois o sistema do Detran.RJ vai aproveitar a foto e os dados biométricos registrados no órgão para produzir nova cópia impressa e digital do documento. Se quiser fazer alteração de dados, o requerente terá de comparecer a um posto.

Casos em que a solicitação pode ser feita

A segunda via de CNH é solicitada nos casos de extravio, dano ou rasura, e roubo ou furto do documento original, sempre dentro do prazo de validade. No Posto Digital, será obrigatório indicar o número do Duda pago pelo serviço de segunda via (código 214-3, no valor de R$ 173,03).

Os usuários que tiverem direito à isenção da taxa continuarão agendando o atendimento presencial. É o caso das vítimas de furto ou roubo que apresentarem o Registro de Ocorrência e dos idosos. Vítimas de furto podem optar por requerer a segunda via no Posto Digital se pagarem o Duda.

O documento original precisa ter sido emitido no Estado do Rio. Condutores com a última CNH emitida em outro estado devem solicitar a averbação da habilitação antes de requerer o documento. Para obter a segunda via da CNH não é necessário fazer exame médico.

Conheça o Posto Digital

O Posto Digital está disponível no site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br). Foi lançado pelo Detran.RJ em 2021 e permite ao usuário se conectar ao sistema do Detran, usando login e senha, para realizar procedimentos e obter documentos. Desde julho, por exemplo, também já é possível solicitar, de forma simplificada, a renovação da CNH. Neste caso, os usuários terão de comparecer a um posto, sem necessidade de agendamento, apenas para tirar uma nova foto e fornecer as impressões digitais – e, depois, para pegar o documento. Para acessar o Posto Digital, o usuário precisa ter cadastro no portal gov.br, do Governo Federal.

Passo a passo para requerer a Segunda Via de CNH no Posto Digital:

1 – Pagar o Duda de segunda via de CNH (Código 214-3), obtido no site do Bradesco;

2 – Acessar o Posto Digital, no site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br), e clicar na aba Habilitação;

3 – Clicar na aba ‘Segunda Via da CNH – Solicitar’;

4 – Indicar o motivo de sua solicitação: extravio, rasura, roubo ou furto, etc;

5 – No caso de roubo ou furto, confirmar se quer continuar a fazer pelo Posto Digital;

6 – Informar o número do Duda pago;

7 – Conferir os dados biográficos registrados no sistema e confirmar a veracidade deles;

8 – Conferir o endereço e o CEP de residência registrados no sistema;

9 – Informar a unidade do Detran onde deseja retirar a CNH impressa;

10 – Confirmar a solicitação de segunda via marcando ‘Sim’;

11 – Concluir o processo clicando em ‘Solicitar’;

12- Aguardar o processamento biométrico on-line;

13 – Imprimir o Formulário Renach, com os dados de seu pedido;

14 – Após 7 dias úteis, buscar a CNH na unidade que foi escolhida ao preencher o requerimento no Posto Digital.

Tags

Compartilhe:

Edição 20/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Fim de semana com Ney Matogrosso e Mart’nália em Teresópolis

BR-116: 14 radares fixos começam a funcionar no dia 22

Homem é preso com oito granadas em Teresópolis

Teresópolis: Vale dos Frades vai receber festival de música e arte da montanha

“Não dá pra ficar bem informado sem ele”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE