Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Dia de Santa Teresa: Teresópolis celebra a sua padroeira

Programação religiosa e festiva segue na Praça da Matriz até o fim de semana

Nesta quarta-feira, dia 15 de outubro, a Paróquia Santa Teresa D’Ávila, na Várzea, celebrou com grande alegria a sua padroeira – que também é padroeira do município de Teresópolis. Foram celebradas missas e realizada a tradicional procissão em homenagem à Santa Teresa, saindo da igreja e percorrendo as principais ruas da região central. Os eventos religiosos tiveram início na semana passada e seguem até o próximo dia 19, assim como a programação festiva na Praça da Matriz.
“Santa Teresa é aquela que intercede por nós, uma grande mulher e santa, além de doutora da Igreja. Ela, da sua época até hoje, reverbera as suas virtudes, nos incentivando a trabalhar e sempre lutar pelo bem e pelos mais necessitados”, declarou o pároco da Igreja de Santa Teresa D´Ávila, padre Jorge Medeiros, em entrevista à Diário TV, citando ainda que a Igreja está em Ano Jubilar e a festa tem como tema ‘Peregrinos de esperança junto com Santa Teresa’. “Assim, somos incentivados a viver a esperança que nos transporta a uma tranquilidade e a uma paciência de alcançar o que nós desejamos. Com um coração cheio de esperança, os dos demais que vivem conosco também transbordam com essa virtude, e consequentemente todos procuram e realizam uma nova vida”.

Teresa de Ávila nasceu em 28 de março de 1515, em um lar profundamente católico, na cidade de Ávila, Espanha. Foto: Gilberto Oliveira / O Diário

Quem foi Santa Teresa?
Teresa de Ávila nasceu em 28 de março de 1515, em um lar profundamente católico, na cidade de Ávila, Espanha. Conhecida também como Santa Teresa de Jesus, nascida Teresa Sánchez de Cepeda y Ahumada, foi uma freira carmelita, mística e santa católica do século XVI, importante por suas obras sobre a vida contemplativa e espiritual e por sua atuação durante a Contrarreforma. Foi também uma das reformadoras da Ordem Carmelita e é considerada cofundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços, juntamente com São João da Cruz.
Em 1622, quarenta anos depois de sua morte, foi canonizada pelo papa Gregório XV. Em 27 de setembro de 1970, Paulo VI proclamou-a uma Doutora da Igreja e reconheceu seu título de Mater Spiritualium (Mãe da Espiritualidade), em razão da contribuição que a santa proporcionou à espiritualidade católica.[6] Seus livros, inclusive uma autobiografia (“A Vida de Teresa de Jesus”) e sua obra-prima, “O Castelo Interior” (em castelhano: El Castillo Interior), são parte integral da literatura renascentista espanhola e do corpus do misticismo cristão. Suas práticas meditativas estão detalhadas em outra obra importante, o “Caminho da Perfeição” (Camino de Perfección).
Depois de sua morte, o culto a Santa Teresa se espalhou pela Espanha durante a década de 1620 principalmente durante o debate nacional pela escolha de um padroeiro, juntamente com Santiago Matamoros.

Os eventos religiosos tiveram início na semana passada e seguem até o próximo dia 19, assim como a programação festiva na Praça da Matriz. Foto: Gilberto Oliveira / O Diário

Programação festiva na Praça da Matriz
Até o dia 19 de outubro, das 11h às 23h, a festa contará com atrações musicais, além de um espaço kids preparado para garantir a diversão das crianças, área pet friendly, praça gastronômica variada e espaços comerciais, oferecendo opções para todos os gostos. “Essa parceria entre a Mox Produções, a Paróquia de Santa Teresa e a Prefeitura trouxe um grande evento, não só a comemoração da padroeira, mas sim uma comemoração para a cidade e todos os moradores, atraindo também os turistas”, declarou a diretora executiva da Mox Produções, Alice Maciel, destacando que o evento conta com uma programação diversificada para todos, desde as tradicionais músicas católicas, de atrações renomadas de outros estados, até shows de pagode, sertanejo, samba e rock. “Será um momento de diversão em família, com muita cultura em um momento de celebração”, completou.

Até o dia 19 de outubro, das 11h às 23h, a programação festiva na Praça da Matriz contará com atrações variadas. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário


Tags

Compartilhe:

Edição 15/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dia de Santa Teresa: Teresópolis celebra a sua padroeira

Cascata do Imbuí: ideia de nova ponte é apresentada na Câmara

2º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis nesta quinta-feira

Governo anuncia classificação indicativa para apps e nova faixa etária

Brasil tem mais nove casos de intoxicação por metanol, com três mortes

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE