Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Dicas de passeios gratuitos em Teresópolis

Município tem opções de lazer para todos os públicos e bolsos

Nina Benedito
@ninabenedito

Teresópolis é o município mais alto do Estado do Rio de Janeiro, com 910 metros em relação ao nível do mar, o que lhe rende belíssimas paisagens e clima ameno, encantando moradores e visitantes de todo o Brasil e até do mundo. Sempre foi identificada como o local em que a natureza realizou uma das mais belas obras, a Serra dos órgãos – que atrai visitantes pela beleza e possibilidade de descanso. Além da beleza cênica incomparável, temos aqui uma gastronomia formidável que mistura influências de várias nacionalidades com pratos atrativos e saborosos, com quitutes regionais oferecidos em feiras e quiosques espalhados por vários pontos da cidade. Teresópolis oferece experiências memoráveis para todos os gostos, idades e bolsos.
Na edição de hoje, vamos iniciar uma série falando um pouco sobre atividades gratuitas – ou quase de graça – e opções para diferentes públicos. Para começar, selecionamos algumas opções de lazer pelo bairro do Alto, considerado um dos mais turísticos da cidade, onde você poderá curtir com a família, com os amigos ou até mesmo sozinho no Verão que combina com uma programação bastante refrescante ao ar livre.

Alto do Soberbo
Porta de entrada da cidade, o próprio nome já diz tudo. Para quem vem do Rio, é parada obrigatória para o registro da bela vista da Cidade Maravilhosa e do Dedo de Deus. Para os moradores, uma caminhada até o Soberbo para contemplar a paisagem e respirar o ar puro que vem da serra. Gratuito.

Praça Senta a Pua
É onde está localizado o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) e é realizada todos os finais de semana a Feira de Artes Manuais, com artesanato local e sempre com novidades para apreciar ou levar de souvenir como uma lembrança da cidade. Ainda na praça, vale a pena a paradinha para tomar um caldo de cana ou uma água de coco para se refrescar em um dos quiosques, há quem vá até lá somente para comer um pastel e aproveitar a paisagem. A entrada da Feira de Artes Manuais é gratuita.

Parque Nacional
O Parque Nacional da Serra dos órgãos é um local de conservação com rico ecossistema e conhecido internacionalmente e muito visitado. O parque é um paraíso para as pessoas que gostam de se aventurar e praticar o ecoturismo em meio à natureza preservada. Com opções de escaladas, rapel, uma simples caminhada, ou um banho de cachoeira, o parque funciona de domingo a domingo e feriados das 08h às 18h. Fica localizado na Avenida Rotariana e está com a entrada franca.

Fonte Judith
É uma fonte de água natural própria para o consumo é um dos principais pontos turísticos de Teresópolis devido a sua fama de água terapêutica. A construção atual utiliza azulejos portugueses e data de 1967. Vale a pena a visita e fotos do local, que fica entre a Feirinha do Alto e a portaria do Parque Nacional. Gratuito.

Feirinha do Alto
Com certeza o lugar mais famoso e visitado da cidade, tanto por moradores e principalmente por visitantes que chegam de ônibus de excursão para as compras de diversos artigos, em especial roupas de frio e casacos, com mais de 500 estandes de moda, artesanato e gastronomia, existem opções de almoço e lanches por preços mais acessíveis. A entrada é gratuita e a Feirinha, como é conhecida, funciona aos fins de semana das 10h às 18h.

CBF e Lago Comary
Casa da Seleção Brasileira, a CBF está localizada no Lago Comary, um lago artificial encantador, bucólico e muito tranquilo. Ideal para relaxar e contemplar a linda vista. A visita á CBF não é aberta a visitantes, mas é possível se encantar com a grandiosidade do lugar e claro, tirar lindas fotos. A entrada no Lago Comary é gratuita, mas é necessário se identificar na guarita do condomínio. Não é permitida a entrada de carros que não sejam de moradores. Está localizada na Av. Hercílio Ferreira dos Santos na Granja Comary.

Horto Municipal
O Horto Municipal Carlos Guinle possui área para piquenique, parque para cães, horta, jardins, área de compostagem e estufa para cultivo de plantas nativas. Também conta com um jardim sensorial composto por plantas medicinais. Perfeito para um passeio com a família. O Horto está localizado na Avenida Tobias Barreto, 21, no bairro Quarenta Casas. Funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, sábados, domingos e feriados das 08h às 14h. A entrada é franca.

Igreja de Santo Antônio do Paquequer
Construção que remonta o século 19, tendo sido reconstruída em 1933, com uma arquitetura diferenciada, a Matriz é cercada por um muro de pedra e granito e cercada por árvores de grande e médio porte. Foi uma das primeiras construções da cidade, aconchegante e com belos vitrais e imagens santas, vale a pena a visita. A igreja fica localizada na Avenida Oliveira Botelho, 620.s

Tags

Compartilhe:

Edição 11/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Meio milhão de multa se o prefeito não cumprir a lei

Mais de 80 mil pessoas estão desabrigadas no Rio Grande do Sul

Teresopolitanos preocupados com o preço do arroz

Interior sem Correios porque Prefeitura não renovou convênio

Feira da Serra reúne gastronomia, música e comércio local

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE