Luiz Bandeira
O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Infraestrutura. Todas as estradas federais não concedidas à iniciativa privada, são administradas pelo DNIT, caso por exemplo da BR 495 a Rodovia Teresópolis-Itaipava, que tem seus primeiros quilômetros na Avenida Presidente Roosevelt, Barrado Imbuí, ainda na área urbana do município. Já a instituição responsável por fiscalizar e manter a segurança viária em rodovias federais é a Polícia Rodoviária Federal, que vem desenvolvendo um trabalho muito criterioso na BR 495, para onde inclusive, transferiu uma delegacia regional recentemente. O DNIT e a PRF realizaram em conjunto, nos últimos meses, estudos técnicos de segurança e mobilidade no trecho urbano da estrada Teresópolis-Itaipava, identificando pontos mais sensíveis, onde intervenções, com alterações de sentido nos acessos aos bairros, se mostraram necessárias para maior fluidez no trânsito da Rodovia.
No início desta semana, moradores dos bairros Jardim Feo e Paineiras foram surpreendidos com medidas adotadas pelo DNIT e pela PRF que impedem agora o condutor de veículo que sai do Jardim Feo de acessar a Ponte do Feo, na Rua Américo Berlim, pois agora essa ponte permite somente acesso para quem entra no bairro e não mais para quem sai dele. Este motorista ou motociclista para sair do Jardim Feo agora, precisa entrar na Rua Cristóvão Colombo, seguir pela Rua Catulo da Paixão Cearense e assim chegar a Avenida Presidente Roosevelt pela Rua Carlos Gomes ou Rua Joraci Camargo.
Nas Paineiras também há uma nova ordem no trânsito. Agora é proibido acessas a Rua das Paineiras em frente à Delegacia da PRF, pois até a Rua Sérgio Pôrto o sentido do trânsito agora é só de saída do bairro, quem quiser chegar as Paineiras sentido Barra, precisa entrar pela Rua Sérgio Pôrto, próxima ao Corte da Barra ou ainda entrar pela própria Rua das Paineiras próximo à da Quinta da Barra, esse trecho já com o trânsito em ambos os sentidos.
Nossa equipe esteve nesta segunda-feira, 19, na sede do DNIT onde funciona também a delegacia da PRF e conversou com o agente Cecílio da PRF e com o agente de trânsito federal do DNIT, Maioli, para entender as alterações implementadas recentemente. Imediatamente os servidores preferiram não dar entrevista e indicaram a assessoria de comunicação das instituições para termos mais esclarecimentos, porém eles acabaram nos fornecendo algumas informações. Na nossa conversa ficou evidente que as instituições tomaram essas medidas para minimizar o caos no trânsito provocado por um aumento substancial dos congestionamentos, em determinadas horas do dia nesse trecho da rodovia e oferecer assim mais segurança para toda a população que circula pelos bairros que margem a BR 495. Além das alterações já mencionadas, há a promessa de modificar as vagas de carga e descarga na Rua Manoel Dias, espaço reservado equivocadamente pelo governo municipal, em frente à um ponto de ônibus, muito próximo à duas escolas particulares, situação que provoca congestionamentos em certas horas do dia e causa insegurança aos pedestres, incluindo aí crianças e adolescentes estudantes. Segundo informações que os agentes federais nos forneceram, o novo espaço para carga e descarga será na Avenida Presidente Roosevelt próximo à Praça Maria Corina Paim Thurl.
Os agentes disseram ainda que serão instalados quatro pórticos nesse trecho da estrada informando a competência indicativa dos acessos às localidades do entorno. O DNIT vem realizando instalação de defensas e fazendo a pintura de sinalização horizontal na pista da BR 495.
Durante o tempo em que estivemos produzindo essa matéria, flagramos diversos condutores de carros e motos desrespeitando as novas medidas. O DNIT alerta que os trechos mencionados serão monitorados e em se flagrando infrações de trânsito estão previstas medidas administrativas contidas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB. Há a garantia, no entanto, de que caso estas alterações não surtam o efeito esperado, ajustes podem ser feitos.
Em setembro do ano passado o prefeito Vinicius Claussen publicou um vídeo em suas redes sociais, ao lado de um assessor do Deputado Federal Hugo Leal e do superintendente regional/RJ do DNIT, Thiago Becker, anunciando uma série de obras nesse trecho da BR 495, na Avenida Presidente Roosevelt. O prefeito antecipava as obras de contenção de encostas no Corte da Barra, recapeamento da via e mencionou ainda um estudo de viabilidade técnica para a duplicação da Ponte do Feo. Nesta segunda-feira, 19, questionamos o governo sobre a realização e a conclusão de tal estudo e a assessoria de comunicação emitiu a seguinte nota:
A Prefeitura informa que as obras de infraestrutura e revitalização na Avenida Presidente Roosevelt, na Barra do Imbuí, são de responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte). O pacote inclui o recapeamento da via, a contenção do muro no Corte da Barra e o estudo de viabilidade para duplicação da ponte que dá acesso ao bairro Jardim Féo. As obras de recapeamento da via e de contenção do muro já foram executadas. Assim que a Prefeitura receber o resultado do referido estudo, será informado.