Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Donna Tê realiza jantar beneficente com toque histórico

“Uma Viagem com a Imperatriz Teresa Cristina” arrecadou fundos para vítimas da tragédia de Petrópolis

Nina Benedito
@ninabenedito

Foi realizado no último sábado, 07, no restaurante Donna Tê, na Várzea, um jantar temático beneficente organizado pela Comunitá Italiana de Teresópolis, presidida por Humberto Longobardi, com o objetivo de arrecadar fundos para os funcionários do Museu Imperial de Petrópolis atingidos pela tragédia de fevereiro deste ano. O evento foi intermediado pelo Delegado da Câmara Italiana de Comércio e Indústria da Região Serrana do Rio de Janeiro, Alexandre Felizola, e contou com a presença do Chef Dann Mattos. O petropolitano, embaixador do Turismo no Rio de Janeiro, destacou a importância do evento a nível cultural e o cunho beneficente. Vânia Baddini, Presidente do Pólo Gastronômico de Teresópolis e proprietária do restaurante Donna Tê falou orgulhosa: “Foi um evento que deu uma repercussão muito grande em Petrópolis e todos ficaram encantados em saber que Teresópolis tem esse resgate a Imperatriz Teresa Cristina, que acaba tendo um pouquinho do Império, já que Petrópolis é também nossa cidade irmã”, pontuou. Convidados ilustres prestigiaram o jantar, como a secretária de Cultura Cléo Jordão, o cantor de ópera Frabrizio Claussen, que é barítono do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a secretária de Turismo Beth Manzini, além de vários empresários de Petrópolis.
A empresária Vânia Baddini, criadora do produto turístico então denominado “Jantar com a Imperatriz” com o intuito de resgatar a cultura e a gastronomia na cidade de Teresópolis no pós Tragédia de 2011, que afetou bastante a economia local, disse que a ideia da experiência gastronômica surgiu para atrair turistas e para que os moradores da cidade pudessem usufruir não só do delicioso jantar, mas também da sua própria história.

A decoração das mesas também foi inspirada no Império

Um ambiente do século XIV
Especialmente para “Uma Viagem com Teresa Cristina”, o restaurante Donna Tê foi todo decorado e ambientado com o tema imperial do século 19. “O elevador temático, foi decorado para que as pessoas subissem na linha do tempo e voltassem ao século 19”, explica Vânia. O jantar foi realizado à luz de velas e com uma belíssima apresentação do cantor de ópera teresopolitano Fabrizio Claussen, que encantou a todos com músicas italianas em homenagem ao bicentenário da Imperatriz. Com a apresentação dos atores Henrique Silva, interpretando o abolicionista André Rebouças, e Estefane Lucas como a Imperatriz Teresa Cristina, os convidados puderam voltar no tempo por algumas horas.

O Gellato Imperial com goiaba e crispi de queijo ralado, a sobremesa do jantar imperial

O cardápio imperial
Todo o cardápio do “Jantar com a Imperatriz” foi cuidadosamente elaborado especialmente para a experiência gastronômica imperial e italiana. Como entrada e prato principal massa, é claro, e de sobremesa um delicioso Gellato Imperial de Petrópolis com cobertura de geleia de goiabada e crispis de queijo parmesão.

As massas do Brasil Imperial
Por ser napolitana, acredita-se que a Imperatriz tenha sido a responsável pela introdução de massas no cardápio da família imperial e provavelmente o primeiro macarrão degustado em terras brasileiras tenha sido preparado por ela. “A imperatriz foi quem trouxe as massas para o Brasil, o ‘arentini’ que nós fizemos, é uma releitura da coxinha de galinha, muito popular no Brasil, mas nós não poderíamos fazer algo comum”, conta Vânia. “Os arentinis são feitos por italianos com sobra de arroz arbório e recheados. Então, eu desconstruí a coxinha para colocar o arentini como massa principal da coxinha de galinha, que eles usam muito na Itália, e recheei com o frango, que eles usavam muito, pois havia muitas granjas na Quinta, nas fazendas, e naquela época Teresópolis também tinha muitas granjas, daí os nomes de alguns bairros que conhecemos hoje como Granja Comary, Granja Florestal e outros. A gente conta um pouquinho dessas curiosidades para as pessoas saberem como a gastronomia entrou na nossa história”.

Jantar á luz de velas e música italiana marcaram o evento

Experiência gastronômica
O jantar com a Imperatriz Teresa Cristina e André Rebouças é realizado no restaurante Donna Tê, localizado na Praça Baltazar da Silveira, 65, quarto andar, através de reservas antecipadas. Quem tiver interesse basta entrar em contato pelo telefone (21) 2641-4230 ou através do WhatsApp (21) 98423-4683. Instagram @donnateterrazzo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Edição 16/08/2022
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Notícias falsas nas eleições de 2020 preocupam especialistas

Policial de férias prende acusado de tráfico na entrada da cidade

Policial civil denunciado por lavagem de dinheiro é preso no Rio

Magalu vai abrir loja em Teresópolis e inicia processo de contratação

Petrópolis x Teresópolis, a travessia mais bonita do Brasil