Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Empreendimento turístico no Alto vai mudar atividade na cidade

"Terê Parque Village" reúne centro turístico, cultural, comercial, gastronômico e de lazer com atrações variadas

Anderson Duarte

O bairro do Alto se consolidou ao longo dos anos como o grande xodó dos turistas que chegam a Teresópolis, e agora se prepara para passar por uma drástica mudança nos próximos meses, quando um empreendimento turístico tão grande quanto o impacto positivo que deve trazer para o município, promete oferecer em um único espaço novas opções culturais, um centro turístico, comercial, gastronômico e de lazer. As obras iniciam em 2018 e mais de quinhentas pessoas estarão envolvidas diretamente na concretização desse sonho, que promete, entre muitas coisas, mudar a atividade cultural e turística da cidade com seu advento. Com exclusividade, O DIÁRIO traz hoje em suas páginas o projeto do empreendimento, que ilustra bem como o espaço deve impulsionar ainda mais o já badalado bairro da cidade mais segura de nosso estado.
Assim que começaram os preparativos para a obra, que compreende um dos principais quarteirões do bairro, quase em frente à Feirinha, as muitas especulações já davam conta de que seria mesmo um “mega” empreendimento, e como é de costume, diversas possibilidades foram levantadas. Pelas redes sociais um misto de preocupação e expectativa e algumas ideias não muito convencionais, mas depois de um esforço jornalístico de nossa redação, mistério desvendado, teremos mesmo uma grande complexo dedicado ao receptivo qualificado do turismo teresopolitano. Segundo os empreendedores que assinam o espaço, serão aproximadamente quarenta lojas, amplas e equipadas com os mais modernos itens do varejo nacional.

Além do espaço dedicado as compras, que somado aos já existentes shoppings da região, deve impulsionar o consumo e, consequentemente, a maior arrecadação, são mais vinte salas dedicadas a serviços, como consultórios, escritórios e empreendimentos do tipo, um completo hotel de perfil executivo com mais de quarenta suítes, que preenche uma lacuna do bairro com relação aos leitos disponíveis, e um “cobiçado” espaço para estacionamento com mais de quatrocentas vagas demarcadas. O projeto é assinado pelos arquitetos Vitor Sportelli e Alice Fernandes, que não pouparam nos detalhes modernos entrelaçado com a tradição do Alto e o seu tão cultuado charme de Serra. Segundo os idealizadores, embora se pareça mesmo com um shopping tradicional e até tenha a cara de um destes shoppings, aliás, até bem maior que os shoppings atuais da cidade e com mais atrativos, o grupo de investidores não deseja que o espaço seja conhecido como tal, mas sim como um Centro de entretenimento e cultura.
Assim como os demais empreendimentos do grupo, que também investem pesado no desenvolvimento da nossa cidade, a ideia do empreendimento “Terê Parque Village” é fomentar e valorizar ainda mais a nossa potente gastronomia local, nossa conhecida rede hoteleira e ainda uma nova ideia que também deve agregar muito valor ao espaço, que é a já confirmada negociação para a instalação de uma tradicional empresa de chocolate de Gramado, no Rio Grande do Sul, e que faz muito sucesso com os visitantes. O projeto ainda conta com um mercado estilo gourmet, semelhante ao Eataly, e uma grande loja de magazine, que também deve ser acompanhada de empreendimentos satélites valorizados do país. Quanto ao formato Eataly, o nome vem justamente da fusão entre as duas palavras: Eat, que significa comer, e Italy, que é Itália, em inglês, e tem por trás um funcionamento muito simples e que deve cair como uma luva na região, reunir todos os alimentos italianos de qualidade sob o mesmo teto, um lugar onde você pode comer, comprar e também aprender.
Outro destaque, além das compras e da gastronomia pulsantes, está na extensa área de lazer do empreendimento, que segundo a direção do empreendimento, tem como ideia inicial montar um boliche, além de espaço para teatro e apresentações culturais e musicais. O “Terê Parque Village” tem a mesma assinatura de empreendimentos vitoriosos de nosso município como a rede Multi Market de supermercados e a Pousada Terê Parque, e segundo seus idealizadores, terá como diferencial de gestão e controle do negócio, o fato de não comercializarem as lojas no Village, ou seja, mantendo o controle maior sobre o empreendimento. O nome, assim como o da Pousada do grupo, lembra a importância de nosso maior atrativo, o "Parque Nacional da Serra dos Órgãos". O zelo com os detalhes é tão grande que no projeto executivo que nossa reportagem teve acesso, a parte dedicada ao trabalho de carga e descarga do espaço, terá sua localização voltada para a parte lateral do prédio, inclusive, com as estruturas organizadas para que todo o sistema de entregas seja desempenhado sem que se atrapalhe o já intenso movimento na rua.
Uma das maiores preocupações do responsável pelo projeto, ao instituir a parte de espaço comercial e salas, foi justamente o fato de todo o bairro do Alto concentrar parte significativa de seu movimento comercial apenas nos fins de semana, o que segundo ele é muito pouco, O empreendimento e a grandiosidade de sua dimensão, possuem a tendência de fazer com que mais pessoas, não só neste local como nos restaurantes e comércios próximos, se interessem por manter funcionando os seus estabelecimentos todos os dias da semana, já que atualmente algumas lojas só funcionam aos sábados e domingos.

De cima é possível ver a importância do empreendimento, que compreende um dos principais quarteirões do bairro, quase em frente à Feirinha. Assim que iniciaram as obras, as muitas especulações já davam conta de que seria mesmo um “mega” empreendimento (foto Padrone imagens aéreas).

Tags

Compartilhe:

Edição 22/06/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Justiça manda Vinícius pagar o que deve à Viação e empresa não vai cobrar a passagem dos idosos

Festival Sesc de Inverno confirma 15 atrações musicais

Golpista usa nome da Naturgy para lucrar em Teresópolis

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

MPRJ lança canal específico para receber denúncias relacionadas às eleições municipais

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE