Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Escolas da rede municipal vão receber cineclube itinerante

  • Filmes serão exibidos em seis unidades de ensino, a partir da próxima segunda-feira

Têm início na próxima segunda-feira (29), as sessões do projeto CinEscola Terê, cineclube itinerante contemplado na Lei Paulo Gustavo em Teresópolis e que será realizado em seis escolas municipais. O projeto tem o apoio da secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação. A primeira sessão do projeto, para os alunos que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental, será realizada na Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, em Volta do Pião, no Segundo Distrito de Teresópolis.
Os estudantes irão participar da sessão com o tema “Não existe um sem o nós” composta por vídeos relacionados à inclusão social, promovendo a diversidade no ambiente educacional, permitindo que estudantes de diferentes origens, habilidades e características compartilhem experiências. Isso ajuda a construir uma cultura de tolerância e respeito às diferenças desde cedo, preparando os alunos para viver em uma sociedade plural. Combatendo a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, orientação sexual, religião, preconceito social ou preconceitos raciais. São curtas-metragens que geram muita discussão e sensibilização onde são exibidos.
Após as sessões, será realizado um bate-papo com o público presente, estimulando a linguagem cinematográfica, no seu olhar, refletir e imaginar o cinema, contribuindo também na formação de cineclubes nas escolas pelos alunos. Serão contempladas as duas melhores reflexões, escolhidas pelos próprios alunos em cada sessão. Aos alunos da escola que se interessarem, haverá um concurso de redação com o tema “Não existe um sem o nós” baseado na mostra. A entrada é gratuita possibilitando o acesso de todos.

ESCOLAS CONTEMPLADAS

  • Escola Municipal Alcino Francisco da Silva – dia 29 de abril, das 8h às 9h30
  • Escola Municipal Sakurá, dia 07 de maio, das 8h às 9h30/10h às 11h40
  • Escola Municipal Neidy Angélica, dia 16 de maio, das 8h às 9h30/10h às 11h30
  • Escola Municipal Mariana Leite Guimarães, dia 20 de maio, das 13h às 14h30
  • Escola Municipal Paulo Freire, dia 23 de maio, das 8h30 às 10h/10h20 às 12h15
  • Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima / Casa de Cultura, dia 05 de junho, das 8h30 às 10h

FILMES QUE SERÃO EXIBIDOS

  • “Curta Diferenças”. Gênero: Animação. Direção: Lisandro Santos. 2021 | 14 min Censura: Livre. Sinopse: Você já se sentiu diferente em algum momento da sua vida? Se a resposta foi sim, você vai gostar da história desta turma! Eles nos ensinam que as diferenças nos completam.
  • “Marina não vai à praia”. Gênero: Infantil/Drama. Direção: Cássio Pereira Dos Santos. 2014 | 17 min Censura: Livre. Sinopse: Um grupo de adolescentes prepara uma viagem para o litoral. Marina, uma garota com Síndrome de Down, deseja conhecer o mar. Impedida de viajar, ela busca caminhos para realizar seu sonho.
  • “O filho do vizinho”. Gênero: Ficção. Ano: 2011 | 7’20 min. Censura: Livre. Diretor: Alex Vidigal. Sinopse: Pela janela do seu quarto, Ronaldinho olha maravilhado as aventuras e peripécias de um garoto que é chamado de várias formas pela vizinhança. Dos muitos nomes, Ronaldinho o chama de “o filho do vizinho”.
  • “A fórmula”. Gênero: Drama. Ano: 2021 | 06 min. Censura: 12 anos. Diretora: Cláudia Roberta. Sinopse: O curta-metragem “A Fórmula” conta a história de Lelê que aos 7 anos de idade criou uma fórmula da invisibilidade para ajudar a mãe contra as agressões do pai. O filme contou com apoio do Fundo Municipal de Cultura e da SECTUR de Campo Grande – MS.
  • “Visitando o artista Márcio José em sua casa”, de Teresópolis. Gênero: Documentário. Ano: 2022 | 07:28 min. Censura: Livre. Diretor: Túlio Bambino. Sinopse: “Viagem conosco para dezembro de 2022, quando uma equipe incrível, formada por um videomaker criativo, um agitador cultural cheio de ideias e um sábio ancião, se uniu na casa mágica dos pais do artista Márcio José. Dona Sílvia e Seu Zé, moradores de um bairro próximo ao Golfe Club de Teresópolis, abriram suas portas para essa jornada especial. Juntos, eles registraram com magia e encanto a história inspiradora de Márcio, o artista que pinta com os pés. Em cada frame, descubra cores vibrantes, aprendizados e a celebração da arte. Uma aventura que vai cativar corações, especialmente os das nossas crianças do 9º ano. Vem com a gente nessa viagem extraordinária!”.

Edição 21/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Seleção Sub-20 em Teresópolis no próximo dia 03

Selo “Amigo Pet” para bares e restaurantes é criado

Zerada a tarifa de importação para garantir abastecimento de arroz

PM apreende 11 motos em situação irregular no trânsito

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE