Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estado lança painel informativo sobre intoxicação por metanol

Rio de Janeiro tem quatro casos em investigação, em diferentes municípios

O Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), lança, nesta terça-feira (07), um painel público com informações sobre os casos de intoxicação por metanol. Os dados estão disponíveis no site do Monitora RJ (https://monitorar.saude.rj.gov.br/) e o objetivo é garantir a transparência das informações, contribuindo para ações de Saúde e de Segurança Pública no combate às fraudes. O sistema traz o mapeamento das notificações suspeitas, confirmadas e descartadas no estado. Nesta segunda-feira (06), a SES-RJ recebeu a primeira remessa de etanol farmacêutico, enviada pelo Ministério da Saúde. Em paralelo, a Secretaria iniciou a compra do antídoto com o objetivo de manter um estoque e acelerar o início do tratamento de pacientes intoxicados. ”As ações mostram que o Governo está tratando esse episódio com prioridade máxima para garantir tranquilidade à população em seu momento de lazer e confraternização. Saúde, Defesa do Consumidor e Polícia Civil estão em alerta e trabalhando em conjunto, dando apoio aos municípios, e também de forma preventiva. Havendo necessidade, temos condições de oferecer tratamento rápido e eficaz”, afirma o governador Cláudio Castro.

Uma das primeiras ações da Secretaria de Saúde foi a criação de uma Sala de Situação, na semana passada, para monitorar os casos e determinar as ações a serem tomadas. “A Secretaria seguirá monitorando as possíveis suspeitas em todo o estado e tomando medidas para assegurar o pleno acesso à saúde para cada paciente. Temos orientado os médicos da rede estadual e dos municípios para registrar esses casos em tempo oportuno e administrar o tratamento adequado. É importante tomar cuidado quanto à procedência das bebidas alcoólicas”, reforça a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informa que recebeu a notificação de mais três casos suspeitos de intoxicação por metanol, nas cidades de Cantagalo, Cabo Frio e Volta Redonda. Os casos se somam ao de São Pedro da Aldeia, que segue em investigação laboratorial. Os pacientes são monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/SES-RJ) e as autoridades de Segurança Pública já foram notificadas para iniciar as investigações. As pessoas que apresentarem visão turva, desconforto gástrico e quadros de gastrite após ingestão de álcool devem procurar a unidade de atendimento mais próxima de sua casa. A intoxicação por metanol pode causar cegueira irreversível e óbito. O Hospital Estadual Anchieta é referência no estado para receber e tratar desses pacientes.

Compartilhe:

Edição 08/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Traficantes escondiam grande carga de drogas em trilha de parque em Teresópolis

Deputado cobra do DER-RJ a reinstalação de radares na RJ-130

TUDO AQUI: ‘Subprefeitura’ de Bonsucesso será inaugurada no sábado

Crimes ambientais: Teresópolis registrou 279 denúncias entre janeiro e setembro

Marinha abre 42 vagas para Oficiais Superiores Temporários

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE