Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estado monta gabinete integrado para gestão de desastres

Iniciativa reúne diversas agências para agilizar as decisões e centralizar recursos e serviços para atendimento à população

O Governo do Estado do Rio de Janeiro determinou que o Gabinete Integrado de Gestão de Desastres, instalado no Colégio Estadual D. Pedro II e gerenciado pela Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), conduzisse o planejamento das ações para retomar a normalidade da cidade de Petrópolis no menor prazo possível. O município foi atingido, no dia 15 de fevereiro, com acumulados de chuva que chegaram a 258,6 mm em 3 horas e 259,8 mm em 24h, a pior chuva registrada desde 1932, quando começou a medição na cidade pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
A iniciativa consiste em reunir, em um único ambiente, órgãos do Estado e do município de Petrópolis, além de empresas, Exército, Marinha e Polícia Rodoviária Federal, ou seja, todos os envolvidos na operação de resgate e atendimento às vítimas das fortes chuvas que caíram sobre a cidade. Desde o dia 15 de fevereiro, as agências desenvolvem um trabalho unificado e têm uma visão mais ampla do que está acontecendo, agilizando as decisões e centralizando recursos e serviços. – O Gabinete coloca em prática as definições do Plano de Contingência para Chuvas de Verão 2022. O serviço passa a ser melhor organizado, possibilitando agilidade no trabalho logístico de distribuição de suprimentos e o gerenciamento dos recursos e dos profissionais necessários para salvar vidas, incluindo voluntários. Na prática, isso quer dizer , entre outros resultados, amenizar a dor de quem perdeu familiares e amigos, retomar a mobilidade e a limpeza urbana, entre outras soluções – declarou o coronel Alexandre Silveira, superintendente operacional da Defesa Civil Estadual.

Monitoramento e Alerta
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) está aberto no gabinete, monitorando, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, enviando alertas, para as regiões, em caso de riscos de deslizamentos ou inundações.

Alerta por celular
A Defesa Civil Estadual envia gratuitamente, por celular, alertas de risco de chuvas fortes, tempestades de raios, ventanias, deslizamentos e inundações. O serviço é uma importante ferramenta na prevenção de tragédias e está disponível para toda a população. Para se cadastrar é preciso mandar um SMS com o número do CEP de interesse para 40199. Atualmente, o serviço já conta com mais de 1,6 milhão de inscrições.

Tags

Compartilhe:

Edição 09/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Operação Athos: investigações indicam rixas e planos de assassinatos

Bairro do Alto pode ficar sem agência dos Correios

Unidade K9 da Guarda Civil de Teresópolis ganha agilidade no apoio às forças de segurança

‘Dia D’ de vacinação contra a gripe neste sábado, dia 10

Prefeito de Teresópolis apresenta balanço de 100 dias de governo na Câmara de Vereadores

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE