Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estrutura do Mirante do Vale do Paraíso está caindo aos pedaços

Prefeitura promete, mais uma vez, resolver situação de risco para visitantes do atrativo

Luiz Bandeira

Construído em 1963, no governo do Prefeito Flávio Bortoluzzi, o Mirante Roberto Silveira é um atrativo turístico de fácil acesso, logo na entrada ao perímetro urbano do município, para aquele visitante que chega à cidade pela rodovia BR-116 ou RJ-130. No atrativo localizado no encontro da Estrada Wenceslau José de Medeiros com a Avenida Delfim Moreira, no Vale do Paraíso, é possível ter uma bela visão da Serra dos Órgãos e de suas imponentes montanhas. Praticantes de esportes, principalmente ciclistas, costumam se concentrar ali antes e depois de suas práticas e casais se encontram nesse ponto buscando inspiração para o romance. Sem dúvida, um local que vale a pena visitar. Mas, infelizmente, o que mais chama a atenção quando se visita o Mirante Roberto Silveira é o risco que se corre devido a partes da estrutura que ameaçam cair sobre suas cabeças. Além dos danos no revestimento, encontramos lixo, um problema cultural visível e lamentável causado pela falta de educação de algumas pessoas, que produzem detritos e não se responsabilizam por eles, ignorando uma lixeira disponível no local.
Em agosto de 2020, o governo municipal, através da secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizou uma revitalização, pintou o espaço e instalou um painel que identifica os principais picos da Serra dos Órgãos e ainda convidou um artista local para produzir três belos painéis que ornamentam as paredes no entorno mirante. Hoje, novamente a falta de educação é percebida, pois o principal painel foi deliberadamente sujo com algo que parece barro, jogado sobre a pintura. Uma cidade com a vocação turística como a nossa precisa ter mais cuidado com seus atrativos e o que se espera é uma maior atenção da municipalidade para esse histórico e importante atrativo de Teresópolis.
Mas o que mais chama a atenção e preocupa é em relação a estrutura do pergolado, que está literalmente “caindo aos pedaços”. Esse problema foi denunciado pelo Diário em junho passado e, apesar de promessa de reparo, nada foi feito. No chão se avista diversos pedaços da massa de concreto que se desprendeu da parte superior, existindo hoje vários outros seguindo para o mesmo caminho.

Posicionamento do governo municipal
Nesta quinta-feira, 04, buscamos um posicionamento da prefeitura sobre as condições do Mirante Roberto Silveira. Em nota, o governo municipal informa “que realizou vistoria no local e garante que não há risco de queda da estrutura” – o que é questionável, já que a equipe do Jornal O Diário e Diário TV produziu imagens que mostram sim risco de o revestimento se desprender e cair sobre alguém que visite o espaço. Na mesma nota, a prefeitura admite que “a Secretaria de Obras vai remover o material solto e fazer as correções necessárias”. A promessa do governo é que o trabalho de reparo comece na próxima semana e leve 15 dias para ficar pronto.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 10/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é detido depois de chutar gato do vizinho

35 APREENSÕES EM MAIO: GCM apreende motos e conduz baderneiros para a delegacia

DIA DA ENFERMAGEM: Profissão que transforma, Enfermagem vai além dos hospitais e amplia acesso à saúde

Motoqueiro armado assalta drogaria em Teresópolis

Teresópolis aplica mais de quatro mil vacinas durante no “Dia D”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE