Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estudantes da rede estadual participam de torneio internacional de robótica

As aulas de robótica incentivam o trabalho em equipe, a cooperação, o planejamento, a pesquisa e a tomada de decisões

Nesta segunda-feira (05), começou o FIRA Mundial, um dos mais importantes campeonatos internacionais de robótica, que este ano acontece no Maranhão. O Spartan Team, formado por estudantes do Colégio Estadual Bernardino Mello Junior, e o Rex Tech, com jovens do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes, estão na disputa, que vai até esta sexta-feira (09). “As escolas vivem momentos de transformação. Com isso, temos alunos mais exigentes e ligados à tecnologia. Não se pode parar no tempo e ficar preso às metodologias de ensino que não atendem às expectativas dos estudantes. Muitas instituições educacionais têm feito o uso da robótica para trabalhar o ensino de várias disciplinas, com o objetivo de atrair os alunos de uma maneira dinâmica e divertida”, conta Guilherme Machado, diretor do Colégio Estadual Bernardino Mello Junior.
As aulas de robótica incentivam o trabalho em equipe, a cooperação, o planejamento, a pesquisa e a tomada de decisões, além de promover o diálogo e o respeito a diferentes opiniões. Também trabalham a interdisciplinaridade, com conceitos de diversas áreas, como linguagem, matemática, física, eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciências, história, geografia e artes. “O ensino da robótica e a participação nestes eventos fazem com que nossa escola nos proporcione várias aberturas, e assim melhoramos muito o nosso aprendizado. A robótica me fez perceber um mundo novo, e nossa equipe virou uma família”, conta Isis Lessa Peres, aluna da 1ª série do Ensino Médio e integrante da Rex Tech.
A robótica educacional desenvolve a criatividade dos alunos, o raciocínio e a lógica na construção de maquetes e de programas. O trabalho desenvolvido na escola está colhendo frutos para o surgimento de novos programadores e desenvolvedores, mas agora, no Maranhão, a disputa é outra. “A participação da nossa equipe nesses eventos mostra a força de um projeto que está se consolidando, cada vez mais forte em nossa região. A Rex Tech nos enche de orgulho. Estamos muito animados e confiantes, pelo belo trabalho desenvolvido por esses estudantes”, afirma Adriana Igrejas, a orgulhosa diretora do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, é uma grande incentivadora desta prática, que tem o objetivo de promover uma política pública de ampliação dos acessos às tecnologias de inovação, assim como o fomento à cultura maker em todas as unidades escolares da rede. “O cenário da robótica é muito mais do que um quadro futurista. Ele é inspirador. A robótica não utiliza somente as ciências exatas. Ela trabalha também essa capacidade de criação, toda essa questão cognitiva de atenção, de fazer, de acontecer, de dar certo. É um componente curricular que só vem enriquecer a qualidade do conhecimento. Queremos fazer mais um grande evento, com trabalhos de alunos de nossa rede”, afirma a secretária. A disputa tem trazido excelentes resultados. Mais do que medalhas, as conquistas destes alunos superam todas as barreiras.

Compartilhe:

Edição 29/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“Imóvel desapropriado na Várzea será um hospital de pequeno porte”, diz Dr. Amorim

INEA vai dar suporte em complexo de pesquisas ambientais em Teresópolis

Câmara Municipal de Teresópolis realiza sessão solene de homenagens

Secretaria de Saúde promove ação especial na Praça olímpica

Turismo rural: prefeitura vai oferecer ônibus gratuito para fortalecer segmento

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE